Indy anuncia novidades para a temporada 2023

Carros e motores podem ser os mesmos dos últimos anos, mas não faltam novidades na temporada 2023 da Fórmula Indy, que se inicia de 3 a 5 de março nas ruas de Saint Petersburg. Algumas delas foram anunciadas pela organização da categoria nesta sexta-feira (24).

Os pneus Firestone com as laterais produzidas com borracha extraída do Guayule (um arbusto comum nos Estados Unidos) serão usados em todos os circuitos de rua – estrearam ano passado em Nashville. Além disso, a corrida no oval de Gateway marcará a estreia de um segundo composto de pneu, mais macio, com a mesma regra válida para mistos e pistas de rua: obrigatoriedade de uso dos dois ao longo da prova. O uso de etanol brasileiro produzido pela Raízen / Shell e menos poluente já havia sido confirmado pela Indy ainda em 2022.

Nas provas com possibilidade de chuva em mistos e traçados provisórios, os carros passarão a contar com dois pequenos defletores no bico, para ajudar a dissipar a água que iria em direção ao aeroscreen, prejudicando a visibilidade. Os cabos que prendem as rodas traseiras à estrutura principal do carro estão mais fortes. E o apoio de cabeça para o piloto no cockpit ganhou uma elevação nas laterais. A barra de direção está mais resistente. O mesmo acontece com a estrutura traseira de proteção a impactos.

Aerodinâmica

O livro de regras traz ainda uma nova opção para os engenheiros. Nas pistas mistas, será possível usar um segundo bargeboard (aleta na lateral, à frente da entrada de ar dos sidepods), como já acontece nos ovais curtos.

Nas 500 Milhas de Indianápolis os times poderão instalar um wicker (pequeno flap) acima da extremidade do difusor. E um novo desenho dos pilares que sustentam a pequena asa traseira proporcionará 3 graus a mais de ângulo de inclinação. O que permitirá aumentar o downforce para condições como o tráfego ou as fases de brigas no pelotão.

Novidade também nos procedimentos dos treinos de qualificação. Nas duas primeiras fases (Q1 e Q2), o cronômetro (10 minutos de sessão) será travado na primeira interrupção com bandeira vermelha (não nas seguintes). Além disso, o tempo em todas as fases só contará quando o primeiro carro passar pela linha de chegada/largada, abrindo uma volta.

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