AlphaTauri tira diretor da Ferrari e mexe na chefia

Mudanças no atacado anunciadas pela AlphaTauri nesta quarta-feira (26) que antecede o GP do Azerbaijão. Como já se especulava nos bastidores, o austríaco Franz Tost encerrará uma trajetória de 18 anos no time de Faenza (Itália) ao fim da temporada. Para substituí-lo como Team Principal, a escuderia que pertence à Red Bull foi buscar um antigo conhecido. Atual diretor esportivo da Ferrari, o francês Laurent Mekies está de volta após integrar a Minardi (que originou a equipe) e a Toro Rosso. Além disso, Peter Bayer, que estava na FIA, assumirá ainda este ano o novo cargo de CEO.

Mekies também estava na Federação – um dos integrantes de seu departamento técnico – quando foi contratado pela Ferrari em 2018, tornando-se homem de confiança de Mattia Binotto. Depois de um período como coordenador da Ferrari Driver Academy (FDA), passou a executar atividades de pista, até ser efetivado no posto atual, que a Scuderia de Maranello define como ‘Racing Director’.

Com a saída de Binotto e a chegada de Frederic Vasseur para comandar os destinos ferraristas, Mekies optou pela mudança, embora o próprio Vasseur tenha garantido que o compatriota estava nos planos nas mexidas feiras sob sua supervisão.

“Quero dar os parabéns a Franz pelo grande trabalho nas quase duas décadas em que comandou o time. É uma honra assumir o posto de Team Principal na volta a uma equipe que passei boa parte do meu início de carreira. A AlphaTauri tem todos os ingredientes necessários para um sucesso ainda maior no futuro e, em parceria com Peter, vou trabalhar para que isso aconteça”.

Hora certa

Tost, que seguirá como consultor, disse que o momento de deixar o posto era o adequado. “Tenho 67 anos e estava na hora de dar lugar a outra pessoa. Agradeço a Dietrich Mateschitz pela honra de estar à frente da Toro Rosso e da AlphaTauri por tanto tempo. Foi um privilégio e um grande prazer trabalhar com tantas pessoas motivadas e apaixonadas pela F1 como eu. Laurent e Peter têm tudo para levar a equipe a um próximo nível”.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais