Lappi é primeiro líder do Rally da Sardenha no WRC

Foram apenas 3,2 dos cerca de 300 quilômetros cronometrados de percurso, mas o suficiente para estabelecer a primeira classificação do Rally Itália Sardegna, sexta prova do Mundial (WRC), em piso de terra. A vigésima edição do rally disputado na ilha ao Sul da Itália (a ‘bola’ chutada pela bota) começou nesta quinta-feira com a Superprime que percorreu algumas ruas de Olbia e uma arena montada junto à cidade, em que o público pôde ver toda a ação de perto.

Os finlandeses Esapekka Lappi e Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 Hybrid/ HWRT) saíram na frente, ao superar os estonianos Ott Tanak e Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1 Hybrid / M-Sport Ford) por apenas 0s2. Diferença mínima, assim como as restantes entre os 10 primeiros. De volta ao campeonato, Sebastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid / Gazoo Racing) vem em sexto.

Lappi, no entanto, tem uma vantagem importante para a sexta-feira e o sábado em relação a boa parte dos rivais: a posição favorável de partida para as especiais – será sempre o sexto a largar. Logo à frente dos companheiros de time Dani Sordo e Candido Carrera, que em 2019 e 2020 usaram bem a condição favorável para vencer. Os primeiros a encarar os estágios cronometrados acabam limpando as especiais de pedras e pó e as deixam mais velozes para quem vem em seguida.

Problema que deve comprometer o rally dos líderes do campeonato Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid / Gazoo Racing), apesar da chuva dos últimos dias que compactou um pouco o piso. “Vamos tentar fechar o dia sem sustos e então veremos onde estamos na classificação”, comentou o piloto da dupla atual campeã mundial.

A sexta-feira, aliás, reserva o principal desafio do Rally da Sardenha 2023: as duas passagens pela especial Monte Lerno – Sa Conchedda, este ano numa configuração de 49,4km. Os estágios Tantariles e Terranova também serão percorridos duas vezes. A prova termina domingo.

Rally Italia Sardegna

Mundial de Rally 2023 (WRC): sexta prova

Classificação após a SS1 (Olbia – Cabu Abbas)

1 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) 2m24.9s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +0.2s
3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +0.5s
4 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +0.9s
5 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1.2s
6 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1.3s
7 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +1.8s
8 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2.0s
9 Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1 HYBRID) +2.1s
10 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2) +4.6s

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais