Van Gisbergen dá show nas ruas de Chicago e faz história na Nascar

Resultado histórico para um dia histórico na Nascar Cup Series. Em sua primeira corrida na categoria, o neozelandês Shane van Gisbergen (Chevolet Camaro #91/Trackhouse) deu uma aula aos pilotos habituais da stock norte-americana nas ruas de Chicago.

Em uma corrida complicada no traçado de 3.540m em torno do Grant Park, ele saltou do terceiro lugar no grid para o victory lane, tornando-se o primeiro a vencer em sua estreia na categoria desde Johnny Rutherford, há 60 anos. O tricampeão da Supercars V8 australiana conseguiu se livrar das armadilhas que mandaram para os pneus nomes como Christopher Bell (Toyota Camry #20 / Joe Gibbs Racing) e Tyler Reddick (Camry #45/23XI Racing), que lideraram.

A Grant Park 220 começou uma hora e meia depois do previsto devido à chuva insistente, que impediu inclusive a conclusão da corrida da Xfinity. O pole Denny Hamlin (Camry #11/Joe Gibbs Racing) liderou o pelotão no asfalto molhado, mas ainda na primeira volta encostou nos pneus. Bell herdou a liderança e a manteve nos dois primeiros estágios.

Com a pista mais seca, os pneus de chuva deram lugar aos slicks, mas as condições de aderência continuavam traiçoeiras. Uma amarela provocada pela quebra do motor do Camaro #48 de Alex Bowman levou boa parte dos pilotos aos seus pits e ganhar pneus novos, Justin Haley (Camaro #31 / Kaulig Racing), Austin Dillon (Camaro #3/RCR) e Chase Elliott

O tempo de iluminação natural fez a direção de prova reduzir sua extensão de 100 para 75 voltas. Na 49ª, um toque entre Kevin Harvick (Mustang #4/Stewart-Haas Racing) e Corey Lajoie (Camaro #7/Spire) provocou um engarrafamento envolvendo 14 carros.

Do décimo lugar, Shane VDG começou a ganhar posições, não teve cerimônia para superar três campeões (Kyle Larson, Kyle Busch e Elliott) e partiu ao encalço de Haley. Depois de uma primeira tentativa frustrada por nova amarela, conseguiu a ultrapassagem na relargada. Nem mesmo uma prorrogação causada pelo toque de Bubba Wallace (Camry #23/23XI Racing) em Ricky Stenhouse Jr. (Camaro #47/JTG Daugherty) deixou a vitória do estreante em risco.

“Jamais imaginei um resultado assim em minha primeira corrida. Estou realizando um sonho”, festejou Van Gisbergen. Perguntado sobre o desejo de disputar uma temporada completa da Nascar Cup, deixou o recado. “Tenho mais um ano de contrato no Supercars, depois é algo a se pensar”.

Button

Outra atração da primeira corrida em circuito provisório da atual era da Nascar, Jenson Button fez bonito no quali com o modesto Mustang #15 da Rick Ware e se manteve entre os 10 primeiros até ser tocado por Chris Buescher (Mustang #17/RFK) ao tentar entrar nos pits para sua primeira parada. O campeão mundial de F-1 de 2009 recebeu a bandeirada em 21°.

Nascar Cup Series

Grant Park 220 (Chicago)

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais