Brasil em destaque no CRG Rental World Kart Contest da Itália

O Racemotor mostrou na última quarta-feira que a Comissão Internacional de Kart da FIA (CIK) incluiu, entre suas categorias reconhecidas, a Classe 4, que reúne os chamados karts de lazer, equipados com motores quatro tempos estacionários, e aqueles com propulsão elétrica. A ideia é abrir espaço para a modalidade mais acessível do esporte que, em vários países – o Brasil é um deles -; conta com campeonatos oficiais. Uma das consequências esperadas é a criação de competições internacionais homologadas como parte dos calendários da FIA.

Antes disso, no entanto, já acontecem disputas organizadas especialmente pelas fabricantes de chassis. Caso do CRG Rental World Kart Contest, uma espécie de Mundialito em que os inscritos comandaram karts CRG Centurion (do tipo Indoor) empurrados pelos motores Honda 390cc, os mesmos usados por aqui. O circuito escolhido para este ano foi o do Kartódromo 7 Laghi, em Castelletto di Branduzzo (Lombardia). Depois de algumas edições em formato endurance, dessa vez a competição ocorreu de forma individual.

Tagliani

Entre os 93 inscritos (de 15 países), um nome mais que conhecido, o de Alex Tagliani (ex-Indy). Na divisão dos participantes entre as classes Pro e Silver, o canadense acabou na segunda, prova da competitividade do pelotão. E dois representantes brasileiros: Eduardo Favilla e Felipe Nardo. Ambos se garantiram na Pro.

Após uma longa sequência de treinos livres, veio a qualificação e Favilla garantiu o terceiro melhor tempo. Em seguida, as baterias classificatórias com cruzamento entre os três grupos e as duas pré-finais. Favilla venceu uma delas. Na outra, Nardo ganhou posições para ser o 12° e também se garantir na corrida decisiva.

Nela, domínio dos pilotos da casa, que ocuparam os cinco primeiros lugares, com vitória de Mirko Barletta. Favilla recebeu a bandeirada em 11° depois de largar da primeira fila, e Nardo foi o 33°. O canadense Jeffrey Petriello, apoiado por Tagliani (que tem dois circuitos em seu país natal) levou o título.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais