Baja Portalegre 500 termina com vitória brasileira nos UTVs

Dois dias de chuva, lama, terreno pesado e dificuldade para superar adversários mais lentos que largaram antes nas especiais cronometradas. Esse é um resumo dos dois dias da Baja Portalegre 500, penúltima etapa da Copa do Mundo FIA de Baja e uma das mais tradicionais provas da modalidade na Europa. Em meio a condições tão complicadas, o Brasil foi ao alto do pódio, na categoria T4 dos UTVs.

Já com o bicampeonato antecipado, o mineiro Cristiano Batista, ao lado de Robledo Nicoletti, com o Can-Am Maverick XRS Turbo da South Racing / Transmáquinas, foi o mais rápido no prólogo e nos três estágios cronometrados, que totalizaram 420 quilômetros. Nicoletti, que navega para Batista no Brasil, desta vez ocupou o lugar de Fausto Mota, campeão com o piloto de Patos de Minas. A dupla ainda ficou com a décima posição geral na classificação combinada FIA de carros e UTVs.

Fausto desta vez competiu ao lado de Otávio Leite, filho de Cristiano, em outro Can-Am Maverick XRS Turbo da South Racing / Transmáquinas, na classe T3, para protótipos e modelos de maior preparação. Com problemas mecânicos na SS2, eles foram penalizados em 45 minutos por superar o tempo máximo e ficaram com a 15ª posição na categoria.

Os caminhos estreitos e travados favoreceram os UTVs em relação aos carros T1 e T2, mesmo com a limitação de velocidade prevista pelo regulamento. Tanto assim que os suecos Adam Thornelius / Oscar Andersson (Can-Am Maverick T3) foram os mais rápidos na geral na SS2, disputada sexta-feira, após o prólogo.

Punição

Também campeão mundial antecipado e na estreia a bordo do Prodrive Hunter T1+, Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel foram penalizados inicialmente em 20 minutos por não obedecer ao comando de ultrapassagem (no Stella) de João Ferreira / Filipe Palmeiro (Mini JCW T1+). A punição foi revista e reduzida para três minutos, o que valeu a terceira posição na T1. Ferreira e Palmeiro foram os vencedores, seguidos por Yazeed Al-Rajhi / Timo Gottschalk (Toyota GR Hilux DKR T1+ / Yazeed Racing).

Na categoria T8 do Campeonato Português de Todo-Terreno, Gunter Hinkelmann / Fabrício Bianchini (Mitsubishi ASX) vinham em terceiro até a última especial, quando escaparam da estrada e acertaram uma árvore que danificou o radiador de seu carro.

Nas motos, domínio dos pilotos da casa. A vitória geral ficou com Bruno Santos (Husqvarna FE 501), seguido por André Sérgio (Beta RR300) e Gonçalo Amaral (Honda CRF 450RX).

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