Kart Rental ganha espaço na FIA, que quer competições oficiais

O Racemotor mostrou no fim de outubro que a Comissão Internacional de Kart (CIK) da FIA incluiu, entre as categorias homologadas, uma Classe 4 que inclui modelos movidos por motores estacionários de longa duração (como as divisões F4 brasileiras) e elétricos. Parte de um esforço para favorecer a prática do esporte e a geração de novos talentos com orçamentos mais baixos, trazendo competições, mesmo recreativas, para o guarda-chuva da federação e as autoridades esportivas nacionais (ASN).

O primeiro passo da iniciativa foi dado com o lançamento da plataforma ‘Arrive and Drive’, destinada ao kart rental (de aluguel), indoor ou outdoor. A ideia é aproximar as ASN (no Brasil a Confederação Brasileira de Automobilismo) das pistas e promotores que oferecem a prática do kart recreativo, incluindo campeonatos da modalidade nos calendários oficiais. A CIK ainda sugere a criação de incentivos para levar os melhores pilotos às categorias tradicionais.

Além disso, a entidade criou um documento em que traz orientações e sugestões de regulamentos e formatos de prova (sprint e endurance); supervisão dos eventos e briefings, especialmente para os países de menor tradição no esporte.

O texto ainda sugere modelos de envolvimento das federações nacionais: a organização própria de competições; a parceria com promotores e mesmo a compra de uma frota de karts para realizar campeonatos. Cada autoridade nacional mantém a autonomia para incluir o kart de aluguel em seus calendários como preferir.

Ranking

Um dos atrativos para os pilotos do rental é a criação de páginas específicas no FIA International Kart Ranking (IKR) para os resultados dessas competições, ao lado dos demais campeonatos homologados pela federação. Uma possibilidade em estudos é a criação de disputas internacionais.

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