Motos maxitrail são atração na Africa Eco Race 2024

Muita gente não sabe mas, em tempos de Dakar, outra prova de rally cross-country de longa duração movimenta a modalidade. Liderada por Jean-Louis Schlesser – como piloto foi campeão mundial de Esporte-Protótipos com a Sauber Mercedes e duas vezes vencedor do Dakar – a Africa Eco Race é uma resposta à saída da competição criada por Thierry Sabine do continente africano. Já em sua 15ª edição, a prova este ano começou em Mônaco e atravessará Marrocos, Mauritânia e Senegal, para terminar justamente em Dakar. Um percurso de quase 6.500km.

Desde o início a ideia foi oferecer uma opção mais acessível a pilotos e navegadores, especialmente de times privados. A lista de inscritos é mais modesta e, entre os carros, não conta com máquinas no regulamento FIA T1+, por exemplo.

Entre as motos, no entanto, a Africa Eco Race, a disputa se tornou mais atraente. Como o regulamento técnico não segue as categorias da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), que limita a cilindrada a 450cc, o rally abriu espaço às motos enduro e aventureiras de maior porte. Tal como acontecia por boa parte da fase africana do Dakar, quando modelos com motores de 700cc a 1000cc (na época protótipos) brigavam pela vitória.

Duas fábricas resolveram inclusive participar de forma oficial. A Yamaha alinha três Teneré 700 com o italiano Alessandro Botturi, o espanhol Pol Tarres (filho do multicampeão de trial Jordi Tarres) e o belga Nicholas Charlier. Já a Aprilia conta com duas RXV 660 Tuareg Rally, pilotadas por Jacopo Cerutti e Francesco Montanari. Também italiano, Paolo Caprioni compete com uma Ducati Desert X.

Harley

Já o espanhol Joan Pedrero, experiente nos ralis cross-country internacionais, resolveu encarar um desafio ainda maior. Participa com uma Harley-Davidson Pan America 1250. Uma bicilíndrica que, na versão de rua, pesa a seco 230kg. Ele já havia vencido a categoria Maxi Trail da Baja Aragón 2023.

Em meio às máquinas 450cc, as grandes começaram fazendo bonito. Cerutti e a Aprilia venceram a primeira etapa, de Nador a Boudnib, seguido por Botturi. Pedrero colocou a Harley na oitava posição entre as 46 motos inscritas. Sobre quatro rodas, o mais rápido foi um caminhão: o Ginaf pilotado pelo belga Cedric Feryn. À frente do UTV híbrido Apache, mostrado pelo Racemotor, e comandado pelo ex-piloto de motocross Gautier Paulin. A Africa Eco Race prossegue até o dia 14.

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