Porsche domina primeiro dia do prólogo do Mundial de Endurance no Qatar

Com dois dias de atraso em relação ao plano original, os 37 carros que disputarão o Mundial de Endurance 2024 (FIA WEC) ganharam o circuito de Lusail (Qatar) para o início do prólogo, as sessões coletivas de preparação para o campeonato, nos últimos anos realizadas na pista que recebe a primeira etapa. Os navios com o equipamento foram obrigados a desviar da região ameaçada por rebeldes Houthis e a desembarcar o material em Jeddah (Arábia Saudita). O restante do percurso foi completado por estradas.

Na primeira sessão da segunda-feira, apenas nove carros entraram na pista. Uma forma de fugir do asfalto pouco emborrachado, já que organização do WEC definiu que cada time poderá participar de três das quatro sessões do prólogo, que termina nesta terça. À tarde, todos os times puderam trabalhar no acerto para os 1.812km do Qatar e compreender o comportamento de protótipos e GTs com o Balance of Performance adotado para o próximo fim de semana.

Na Hypercar, melhor marca para o Porsche 963 LMDh #12 do Hertz Team JOTA (Callum Illot / Will Stevens / Norman Nato): 1min40s541. Volta 0s123 mais rápida que a da Ferrari 499P #50 (Antonio Fuoco / Miguel Molina / Nicklas Nielsen). Terceira posição para o outro 963 da JOTA, o #38, com Jenson Button como um dos pilotos. Bom desempenho também do Cadillac V-Series R da Ganassi (Earl Bamber / Alex Lynn / Sebastien Bourdais), quinto, e da terceira Ferrari, a #83 (Robert Kubica / Robert Shwartzman / Yifei Ye), sexta.

Entre os estreantes, o mais rápido foi o BMW M Hybrid V8 LMDh #15, com a nona marca (+1s430). O Lamborghini SC63 #63 ficou a 2s086 do Porsche #12. O primeiro Alpine A424, o #36, foi 17° (+2s525) e o Isotta Fraschini Tipo 6 LMH Competizione #11 o último entre os Hypercars, a 3s728.

LMGT3

Na LMGT3 (que usará pneus Goodyear), domínio de um dos carros com brasileiros no grid. Comandado por Gregoire Saucy, o McLaren 720S GT3 #95 da United Autosports marcou 1min54s480. Nicolas Costa completou 32 voltas no modelo, a melhor delas em 1min56s230.

Segunda posição para a Ferrari 296 GT3 #54 da AF Corse (Davide Rigon). Bom desempenho do Lexus RC-F – Esteban Masson colocou um dos exemplares do Team Akkodis em terceiro.

No BMW M4 GT3 #31 da WRT, Augusto Farfus fechou o dia em 15°, com 1min55s504. Já Valentino Rossi, no #46, andou em 1min56s552.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais