Fórmula E evolui o equipamento e apresenta o GEN3 Evo, com tração integral

O paddock do E-Prix de Mônaco foi o palco da apresentação do novo pacote técnico do Mundial ABB FIA Fórmula E para 2025. O GEN3 Evo, como o próprio nome destaca, é uma evolução do chassi Spark adotado no ano passado, com mudanças na aerodinâmica. A mais visível delas é o desenho da asa dianteira, que se aproxima do usado no primeiro carro da categoria. As laterais ganham aletas logo à frente das rodas traseiras.

Os fornecedores de motor poderão homologar evoluções em suas unidades. Além disso, a Hankook adotará pneus mais macios – uma reivindicação dos pilotos desde a chegada da marca sul-coreana, que fará ano que vem seu último ano na Fórmula E (dará lugar à Bridgestone). Unidas, as evoluções trarão um ganho de performance estimado em 2%.

A principal novidade é a adoção da tração 4×4 (integral), inicialmente restrito aos duelos eliminatórios da qualificação; às largadas e aos períodos de ativação do Attack Mode. Um recurso que favorece a dirigibilidade e exigirá ajustes na pilotagem.

A expectativa é de que a Fórmula E adote em 2025 o Attack Charge, recarga rápida nos boxes que inicialmente estrearia este ano. Os testes feitos na pré-temporada e ao longo dos e-prix deste ano mostraram problemas que ainda impedem sua estreia.

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