Brasiliense João Arratia, de 13 anos, vai encarar a Yamaha R3 European Cup

A motovelocidade brasileira felizmente dá frutos e revela jovens pilotos com potencial para desenvolver carreiras internacionais de sucesso. Neste aspecto, as categorias de acesso ao Mundial de Superbikes (WSBK) vão registrar uma verdadeira invasão verde e amarela. Se Ton e Meikon Kawakami e Felipe Macan vão disputar o Mundial de Supersport 300, um brasiliense de apenas 13 anos encara a primeira edição da Yamaha R3 European Cup.

João Arratia vai estar no grid da categoria monomarca disputada com a moto japonesa de 390cc. O campeonato tem início na lendária Assen (Holanda), nos dias 18 e 19 de abril. Serão oito etapas, em pistas como Imola, Motorland Aragón, Misano Adriatico, Donington Park, Oschersleben, Magny-Cours e Portimão, sempre nos finais de semana do WSBK e diante dos olhares das equipes das categorias superiores.

A competição foi criada para reunir pilotos entre 12 e 16 anos numa fórmula ‘arrive and drive’, com suporte da JiR Racing Team. Além da premiação em dinheiro, os melhores terão a chance de representar a casa de Iwata no WSSP 300 ou em outras categorias.

Para João, o equipamento não será novidade. Em 2019, no comando de uma R3, ele venceu o Brasileiro CBM na categoria Sport 300, pela equipe WVAZ Racing/Future Motors. Também foi vice goiano (Sport Pro) e participou do GP3 das Américas, no Circuito Villicum, na Argentina, ainda com 12 anos. Além disso, disputou das seletivas da Red Bull Rookies Cup, competição de acesso à MotoGP.

A temporada, aliás, promete ser corrida para o aluno do oitavo ano do ensino fundamental. Além das disputas na Europa, João brigará pelos títulos da R3 Cup brasileira (junto ao Brasileiro CBM) e do Goiano, na Sport Pró. O Racemotor acompanha o desempenho de mais um brasileiro que conquista novas fronteiras sobre duas rodas.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais