DAS da Mercedes será permitido apenas na atual temporada da F1
Uma ideia engenhosa, relativamente simples e que deu o que falar. O sistema desenvolvido pela Mercedes para variar o ângulo de convergência das rodas (Dual Axis System, ou DAS) teve a legalidade atestada pela FIA e será permitido na atual temporada do Mundial de F1. Mas apenas nela. Um artigo do novo regulamento técnico da categoria para 2021 torna o aparato irregular.
Segundo o artigo 10.5.2, “o realinhamento as rodas esterçadas, definido pela parte interna dos elementos relevantes da suspensão que estão em distância fixa um do outro deve ser determinado unicamente por uma função monotônica da rotação do volante”. Na prática, o texto, que já estava pronto antes mesmo do surgimento do DAS, impede qualquer acionamento como o adotado pela Mercedes: puxando ou empurrando o volante.
Para o time das Flechas de Prata, não deixa de ser uma vantagem, provavelmente pensada sabendo do que determinam as novas regras. Os rivais terão de pensar duas vezes se valerá a pena desenvolver um dispositivo semelhante, considerando que, na melhor das hipóteses, será usado apenas por alguns GPs. Situação semelhante à vista em 2009, com o duplo difusor da Brawn, que seria tornado ilegal a seguir. Engenheiros de outras escuderias admitem que embora o conceito seja simples, tirá-lo do papel e fazê-lo funcionar pode ser demorado. O que, especialmente para as escuderias com orçamentos menores, pode inviabilizar seu uso.
Siga o Racemotor no: