Sertões terá disputa de quantidade e qualidade nos UTVs
Pergunte a qualquer dos destaques entre os UTVs no Sertões BRB sobre candidatos à vitória e ele certamente listará ao menos uma dezena. O que se tornou tradição no maior rally das Américas se repete na edição 2023, de 11 a 19 deste mês, com largada em Petrolina (PE) e chegada no Preá (CE). Entre as nove dezenas de duplas que iniciam o desafio, é difícil fazer previsões. Claro que pela quantidade de competidores, mas, principalmente, por sua qualidade. Especialmente quando as diferenças costumam ficar na casa de poucos segundos.
Na lista de inscritos estão nada menos que quatro campeões do Dakar (os pilotos Reinaldo Varela e Leandro Torres e os navegadores Gustavo Gugelmin e Lourival Roldan); dois vencedores de etapas na prova – Rodrigo Luppi e Cristiano Batista. Este, aliás, chega com o status de campeão da Copa do Mundo FIA de Rally Baja na classe T4 e atual líder da competição. E seu filho Otávio Leite briga pelo título da categoria T3.
Se o assunto é o gostinho de conquistar o Sertões BRB, a relação também é ampla, começando com os mais recentes a conseguir a façanha: Rodrigo Varela / Matheus Mazzei, na edição dos 30 anos. Deninho Casarini/Ivo Meyer (2020 e 2021); Deni Nascimento e Idali Bosse (2019), além do próprio Roldan (2015) completam esse time.
Jean Azevedo
E que tal incluir nesse grupo de feras ninguém menos que o maior vencedor em três décadas de prova? Dono de sete títulos nas motos, Jean Azevedo está de volta às quatro rodas, agora a bordo de um UTV, e em dupla com Idali. O piloto de São José dos Campos não precisou de muito tempo para se sentir em casa no novo ambiente e mostrar que é nome para figurar entre os primeiros.
Minha primeira vez no Sertões de UTV, estou bastante animado, conseguimos evoluir bastante nas primeiras provas do ano e desenvolver o equipamento. Estou mais entrosado com o Idali e pronto para enfrentar um desafio novo”, destacou Jean.
Além disso, os portugueses Gualter Barros e Nuno Corvo garantem o toque internacional à disputa, que se estenderá por 3.800 quilômetros, 2.030 deles cronometrados, divididos em um prólogo e oito etapas.
Asfalto
Uma atração à parte entre os UTVs no Sertões é a presença de pilotos mais conhecidos por suas proezas no asfalto. A novidade é a presença de Felipe Fraga, mais jovem campeão da Stock Car (2016). Dono de um time que habitualmente alinha o irmão, Thiago, como um dos pilotos, o tocantinense resolveu ele próprio encarar o cenário de terra, areia, pedras e poeira.
Uma aventura que Nelsinho Piquet já conhece bem. Depois de experimentar uma parte do percurso da edição 2020, retornou no ano seguinte para se tornar competidor constante. Mesmo caso de Djalma Pivetta (Copa Truck), que estreou no ano passado, e de Pedro Queirolo (Império Endurance Brasil).
Siga o Racemotor no: