Surpresa na MotoGP: pole no Qatar é do estreante Jorge Martin com a Ducati
Ducati na frente do grid para o GP de Doha, segunda etapa do Mundial de MotoGP, no Qatar. E com um piloto que fará apenas sua segunda largada na categoria máxima da motovelocidade. Jorge Martin levou a GP21 do Team Pramac à pole com 1min53s106 e superou o companheiro de time Johann Zarco. O espanhol justificou de forma imediata a confiança demonstrada pela casa de Borgo Panigale, que blindou o campeão da Moto3 em 2018 do assédio das concorrentes. As motos italianas voltaram a fazer a diferença na qualificação – Maverick Viñales, vencedor da etapa de abertura, completa a primeira fila com a Yamaha YZR M1 oficial.
Com o vento e as condições de pista menos favoráveis, desta vez os tempos não baixaram da casa de 1min52s (Pecco Bagnaia estabeleceu o novo recorde de Losail na semana anterior, com 1min52s772). E os resultados da sexta-feira definiram quem avançou direto ao Q2. Não foi o caso do campeão mundial Joan Mir (Ecstar Suzuki); de Valentino Rossi (Petronas SRT Yamaha) e Pol Espargaro (Repsol Honda). Mir e Miguel Oliveira (Red Bull KTM) foram os dois melhores no Q1 e ganharam vaga entre os 12 que brigariam pelas quatro primeiras filas.
Martin foi o mais rápido já em sua primeira tentativa. Na segunda, marcou a volta da pole, mesmo sem a ajuda do vácuo. E tirou de Viñales a P1. Zarco também conseguiu superar o piloto da Yamaha. As Ducati oficiais dividem a segunda fila com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha). Na terceira, as duas Suzuki e a Aprilia RS-GP de Aleix Espargaro, mais uma vez em destaque.
O desafio para o piloto da Ducati #89 na corrida deste domingo, às 14h, será administrar melhor o desgaste dos pneus do que na primeira etapa do campeonato. No GP do Qatar, ele largou muito bem e chegou a brigar na zona de pódio, mas perdeu desempenho ao longo da corrida para receber a bandeirada em 13º.
GP de Doha
Mundial de MotoGP: segunda etapa
Siga o Racemotor no: