BMW confirma Zanardi nas 24h de Daytona em time de feras

Que ele realizaria mais um sonho era algo certo, especialmente depois do ótimo desempenho dos testes realizados no circuito francês de Miramas, quando teve o primeiro contato com a BMW M8 GTE. E quem conhece a história de Alessandro Zanardi sabe que o italiano de 51 anos não quer compaixão ou facilidade, mas superar limitações e brigar por resultados. Pois na noite de entrega de prêmios e homenagens a seus pilotos oficiais, em Munique, a casa bávara confirmou o trio que, ao lado do piloto de Bolonha, vai comandar um dos carros da Rahal Letterman Racing nas 24h de Daytona, em janeiro.

Zanardi se juntará à dupla que brigará pelo título da categoria GTLM no IMSA Weathertech Series: o finlandês Jesse Krohn e o experiente norte-americano John Edwards. Também no quarteto estará o australiano Chaz Mostert, sexto no último campeonato do Supercars com um Ford Falcon da Tickford Racing e com experiência de sobra em provas de GT como as 12h de Bathurst. Em Miramas, Zanardi testou ao lado de Krohn, simulando, entre outros aspectos, a troca de piloto nos pitstops. Ele voltará a correr sem as próteses nas pernas, como fez em sua participação no DTM mas, ainda assim, terá a missão de ajudar a quem for substití-lo durante os preciosos segundos de parada.

Como já foi o caso nas 24h de Spa-Francorchamps de 2015, o italiano contará com comandos especiais (acelerador, freio e borboletas para troca de marchas) no volante e um comando extra de freio na alavanca de câmbio, enquanto os demais pilotos usarão os pedais e o volante tradicionais. Os titulares para o outro M8 GTE da RLL Racing ao longo da temporada serão Connor de Philippi e o inglês Tom Blomqvist, filho do lendário campeão mundial de rally Stig Blomqvist, substituindo Alexander Sims, que terá a Fórmula E como seu programa prioritário.

Mudanças também no Acura Team Penske, mas por um motivo curioso. Depois da experiência em Daytona, Sebring e na Petit Le Mans ao lado de Hélio Castroneves e Ricky Taylor, Graham Rahal preferiu ficar fora do time para Daytona, afirmando se sentir desconfortável no cockpit do DPi, baseado no chassi Oreca (tem 1,88m). Em seu lugar entra um compatriota apenas dois centímetros menor: vice-campeão da Indycar e vencedor da centésima edição das 500 Milhas de Indianápolis, Alexander Rossi fará sua estreia entre os protótipos dividindo o comando do #7.

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