Os segredos do volante das máquinas da Fórmula E

Há muito que os volantes nos carros de competição deixaram de servir apenas para sua função primária: fazer tornar as rodas dianteiras para a direção desejada. A evolução tecnológica fez com que o componente se transformasse numa central de controle do carro, com todos os principais comandos ao alcance das mãos, e o auxílio da tela em cristal líquido ou LED que apresenta os principais parâmetros de funcionamento do equipamento.

Também é o caso na Fórmula E – e é por isso que o aspecto do volante não é diferente do visto em outras categorias de fórmula ou protótipos. Mas há mudanças em relação aos carros movidos por motores a combustão. E ninguém melhor do que um piloto que conhece as duas realidades para apresentar o ‘escritório’ dos participantes do campeonato de monopostos elétricos. Pedro de La Rosa, que acelerou na F-1 por Arrows e McLaren hoje é consultor da DS Techeetah. É ele quem mostra que nem tudo é como parece, e chega a comparar as feras que comandam os Spark Dallara a pianistas. Por quê? Só clicar e curtir o vídeo.

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