DTM começa com novos motores, marca estreante e Fittipaldi no grid

Novos motores, mais potentes; carros mais leves (e por isso mais rápidos), a estreia de uma terceira montadora, ainda que de forma privada, e a presença de um sobrenome brasileiro de peso no grid. Em resumo, é o que reserva a temporada 2019 do DTM, que começa neste fim de semana, como é tradição, em Hockenheim, pista ao lado de Heidelberg, também sede da etapa decisiva.

Se a ITR, a organização da competição, temia por seu futuro depois da saída da Mercedes levando consigo o título de 2018, a chegada da Aston Martin, representada pelo time suíço R-Motorsport e com quatro Vantage desde o começo do ano garante um grid com 18 máquinas e, acima de tudo, qualidade no pelotão, que conta ainda com oito Audi RS5 e seis BMW M4 – na aparência, já que por baixo das carenagens está um chassi comum que respeita o regulamento Class One, o mesmo do Super GT japonês.

Os tradicionais V8 aspirados dão lugar esse ano aos quatro cilindros em linha turbo 2.0 que chegam a despejar 610 cavalos nas rodas traseiras. Em média, as máquinas serão de dois a três segundos por volta mais rápidas que as antecessoras, o que promete exigir dos pilotos especialmente na capacidade de conservar os pneus (Hankook).

Nada menos que cinco campeões estarão em ação: René Rast (2017) e Mike Rockenfeller (2013) defendem a Audi; Bruno Spengler (2012) e Marco Wittmann (2014 e 2016) são os destaques da BMW, enquanto Paul di Resta (2010) comanda a representação da Aston Martin. E cinco serão os estreantes: Enzo Fittipaldi defenderá o time semi-oficial Audi WRT, ao lado do sul-africano Jonathan Aberdein; o também sul-africano Sheldon van der Linde é o novo integrante da armada BMW, enquanto o britânico Jake Dennis (ex-GP3) e o austríaco Ferdinand Habsburg (ex-Europeu F-3) comandam dois Vantage.

Outra novidade é a adoção de um ‘push to pass’ de 30 cavalos extras que pode ser usado 12 vezes por corrida e se junta ao DRS (asa traseira móvel), que passa a ser acionada quando o carro da frente estiver a menos de três segundos. Nas cinco voltas finais, todos os carros, com exceção do líder, terão a chance de manter o dispositivo acionado para ganhar velocidade em reta.

DTM 2019

Calendário

  • 3/5 a 5/5. Hockenheim (ALE)
  • 17/5 a 19/5. Zolder (BEL)
  • 7/6 a 9/6. Misano (ITA)
  • 5/7 a 7/7. Norisring (ALE)
  • 19/7 a 21/7. Assen (HOL)
  • 10/8 a 11/8. Brands Hatch (ING)
  • 23/8 a 25/8. Lausitzring (ALE)
  • 13/9 a 15/9. Nürburgring (ALE)
  • 4/10 a 6/10. Hockenheim (ALE)


Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais