Aeroporto de Belo Horizonte recebe etapas de três brasileiros nas duas rodas

No intervalo de uma semana, as motos voltam a invadir em Minas um espaço dedicado a outro tipo de máquinas: as voadoras. Desta vez, é o Aeroporto Carlos Prates que, num só dia (sábado, dia 1º), recebe etapas de campeonatos brasileiros de modalidades distintas: Trial, Super Enduro e a largada para o Hard Enduro. Melhor de tudo, com entrada franca.

No trial, que abre sua temporada, o desafio principal é passar pelas seções (séries de obstáculos) sem encostar os pés no chão – a cada toque é somado um ponto e, ao fim da competição, leva a melhor o piloto com a menor pontuação. As motos são leves e ágeis, não têm assento e andam com baixa pressão nos pneus para facilitar o agarre ao solo.

E a disputa, entre 10 e 18h, ainda terá um toque estrangeiro, com a participação do piloto e instrutor espanhol Jordi Picola, que mede forças com adversários como o paulista Walter Fernandes, o ‘Padeiro’ e o mineiro Leonardo Martins.

Na mesma área será montada a estrutura para a abertura do Brasileiro de Super Enduro, variação do enduro FIM adaptada para recintos fechados ou áreas de pequenas dimensões. Em um traçado curto há todo o tipo de obstáculo artificial que simula as dificuldades encontradas usualmente nas provas em linha – pedras, pneus de trator, troncos e alagados. Neste caso, as diversas categorias disputam baterias, com os mais rápidos levando a melhor na soma da pontuação.

O esporte ganhou impulso no país com a vida do Mundial ao Mineirinho entre 2014 e 2016. Se hoje o Brasil não mais integra o calendário, concentrado na Europa, a oportunidade serviu como incentivo para a montagem de pistas de treino e a realização de competições.
Também no sábado, o pequeno aeroporto da região Noroeste da capital mineira recebe o prólogo da segunda etapa do Brasileiro de Hard Enduro.

Neste caso, os participantes definem apenas a ordem de largada para a disputa de domingo, esta em direção ao Restaurante Alpenrose, entre Sabará e Caeté. O Hard Enduro é uma vertente mais radical e técnica do Enduro de Velocidade, que se tornou famosa graças a provas como o Romaniacs (Romênia) e o Erzberg Rodeo (Áustria).

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais