Comissários punem Lewis Hamilton com cinco segundos no tempo total de prova, por considerá-lo culpado pelo toque com Alexander Albon. Piloto da Mercedes cai para sétimo e promove Carlos Sainz (McLaren) a seu primeiro pódio na categoria com a McLaren. O primeiro desde o GP da Austrália’2014
Max Verstappen chegou à oitava vitória da carreira no Brasil. Volta mais rápida foi de Valtteri Bottas (1min10s698), sem direito a ponto, já que o finlandês abandonou
Resultado extra-oficial: Verstappen, Gasly, Hamilton, Sainz, Raikkonen, Giovinazzi, Ricciardo, Norris, Perez e Kvyat
Incidente entre Hamilton e Albon sob investigação, o que pode tirar o pódio do hexacampeão mundial
‘Rebaixado’ pela Red Bull antes do GP da Bélgica, Gasly responde com resultado inédito. Toro Rosso chega pela segunda vez no ano ao pódio (Daniil Kvyat foi segundo na Alemanha)
Volta 71: de forma merecida, e desta vez longe das confusões, Max Verstappen vence o GP Brasil. Gasly resiste de forma heroica ao ataque de Hamilton e conquista seu primeiro pódio com a Toro Rosso.
Volta 70: Hamilton tenta passar Albon no Bico de Pato, os dois se tocam e o tailandês roda. Mercedes #44 tem asa dianteira avariada
Volta 69: relargada. Hamilton supera Gasly e é terceiro
Volta 68: Hamilton faz agora seu terceiro pitstop e, com isso, três carros da Red Bull comandam: Verstappen, Albon e a Toro Rosso de Gasly. Hamilton é o quarto. Stroll também abandona, com problemas na suspensão
Volta 66: pela quarta posição, Leclerc supera Vettel. Na Reta Oposta, alemão tenta dar o troco por fora, os dois se tocam e é o fim da corrida para o monegasco, com a suspensão dianteira danificada. Vettel teve o pneu traseiro esquerdo furado. Fim de prova para as Ferraris e safety car na pista
Volta 65: vantagem de Verstappen sobre Hamilton já se aproxima dos 4s. Hamilton, Albon, Vettel e Leclerc agrupados
Volta 64: Vettel tenta ultrapassar Albon no S do Senna, mas é bloqueado pelo tailandês, em mais uma ótima corrida
Volta 63: Albon se aproxima de Hamilton e está na zona de acionamento do DRS
Volta 61: Verstappen já abre 2s125 de Hamilton, com pneus em pior estado. Albon passa a ser ameaça à segunda posição do britânico
Volta 60: relargada – Verstappen passa Hamilton por fora no S do Senna. Hexacampeão tenta o troco, mas é bloqueado na Reta Oposta. Albon supera Vettel e é o terceiro
Relargada deve ocorrer na 60ª volta. Hamilton pede instruções sobre os pneus
Volta 57: direção de prova autoriza retardatários a superar Hamilton e entrar na volta do líder. Líderes largarão agrupados
Hamilton questiona a seu engenheiro, Pete Bonnington, a decisão de não parar nos boxes
Com pneus macios, holandês da Red Bull é o segundo, ainda à frente de Vettel. E terá os pneus em melhor condição para o fim da prova
Volta 56: safety car na pista, apesar da posição relativamente segura do carro de Bottas. Mercedes blefa, desiste da parada de Hamilton, mas Verstappen para. Leclerc também faz mais uma parada
Volta 52: a 21s de Verstappen, Vettel teria de ser mais de um segundo mais rápido por volta para brigar pela vitória. Na volta 54, foi 1s3
Fumaça na Mercedes de Valtteri Bottas. Finlandês segue na pista em perseguição a Leclerc, mas perde potência na Reta Oposta
Volta 50: Verstappen, Hamilton, Albon, Vettel, Leclerc, Bottas, Gasly, Grosjean, Norris e Sainz são os 10 primeiros
Volta 49: Vettel também é chamado para a segunda parada e retorna com pneus macios para tentar atacar Hamilton e Verstappen
Volta 48: Hamilton pede ao engenheiro para usar um modo de potência mais extremo
Bottas é o mais rápido na pista e parte para o ataque a Leclerc
Volta 47: Holandês está a 4s36 de Vettel, e é meio segundo mais rápido. Tendência é de que chegue logo no alemão
Volta 45: Verstappen para novamente em impressionante 1s9. A Red Bull #33 agora tem pneus médios
Dúvida agora é quanto à durabilidade dos pneus de Vettel, que trocou na 25ª volta
Volta 44: Hamilton faz sua segunda parada, em 3s3 e volta com pneus médios
Volta 42: apesar dos pneus duros no segundo stint, Bottas faz segundo pitstop, e retorna com os médios
Volta 41: vantagem de Verstappen para Vettel é de 13s3, insuficiente para voltar à frente no segundo pitstop
Desempenho da McLaren é a nota negativa da prova. Lando Norris é o 13º, com Carlos Sainz em 15º
Todos os carros já foram aos boxes. Mesmo com a punição, Ricciardo é P11
Volta 36: Verstappen, Hamilton, Vettel, Bottas, Albon, Leclerc, Gasly, Raikkonen, Giovinazzi e Perez os 10 primeiros
Volta 35: metade da corrida, e Vettel diminui a diferença que o separa de Hamilton e Verstappen, mesmo com pneus médios. O holandês e o britânico precisam de mais uma parada, para colocar um segundo composto
Robert Kubica é punido com time penalty de 5 segundos devido à liberação dos boxes em condições inseguras
Verstappen e Hamilton terão de abrir em relação a Vettel, que não para mais, se mantida a estratégia da Ferrari
Volta 31: vez do pitstop de Leclerc, antes da janela sugerida pela Pirelli
Com borracha nova, o alemão supera o companheiro de equipe na freada do S do Senna
Vettel estabelece a melhor volta da prova, com 1min12s259
Volta 27: Verstappen retoma liderança com as paradas de Vettel e Bottas. Hamilton segue a 2s0. Leclerc, em terceiro, fará apenas um pit
Com pneus vermelhos e também duas paradas, Verstappen se aproxima de Bottas e assume a segunda posição com o pitstop do finlandês
Vettel faz sua parada na 25ª volta. Ferrari opta pelos pneus médios, de banda amarela #GPBrasil
Holandês já é novamente o mais rápido da pista, com 1min12s667
Vettel lidera, com Bottas em segundo. Hamilton, de pneus novos, supera Albon e é o quarto, atrás de Verstappen
Hamilton ataca Leclerc no acesso à Junção, e é superado por Verstappen na freada do S do Senna #GPBrasil
Verstappen faz sua parada na 21ª volta e, no retorno, é fechado pela Williams de Kubica, perdendo segundos preciosos
Mudança de estratégia na Mercedes, que chama Hamilton para o pitstop na 21ª volta. Com os vermelhos no carro, ele terá de parar novamente
Sergio Perez (Racing Point) e Ricciardo são os primeiros a parar
Leclerc é o único entre os 10 primeiros com pneus médios. O que indica mais tempo até a parada. Duvida sobre a cor dos pneus a adotar: vermelhos ou brancos
Pela primeira vez desde 2013, Toto Wolff, team principal da Mercedes, não acompanha um GP no circuito.
Equipe diz a Vettel que a estratégia de parada é o ‘Plano A’, mas sugere que o alemão ficará mais tempo na pista do que o previsto
Pilotos rodam na casa de 1min13s alto. Verstappen segue como o mais rápido
Time penalty para Ricciardo, por provocar a colisão com Magnussen na tentativa de ultrapassagem. Australiano da Renault terá de pagar 5 segundos no seu pitstop
Estratégia indicada pela Pirelli para quem largou com os pneus macios (vermelhos) é se permanecer na pista até as voltas 26/29, trocando pelos duros (branco). https://racemotor.com.br/2019/11/17/os-pneus-disponiveis-e-as-estrategias-possiveis-para-o-gp-brasil-de-f-1/
Volta 12: carros começam a se espalhar na pista. Red Bull pede a Max Verstappen para administrar os pneus
Volta 10: diferença de Verstappen para Hamilton cai para 2s3. Albon perde terreno em relação a Bottas e Leclerc, depois de superar Gasly, já é o sexto.
Daniel Ricciardo toca Kevin Magnussen na Curva do Lago. Dinamarquês da Haas roda. Australiano segue com a asa danificada.
Finlandês da Sauber fica para trás. Na ponta, Verstappen tem 2s6 para Hamilton, 4s0 à frente de Vettel
Kimi Raikkonen é o próximo alvo de Leclerc. Asa móvel liberada
Volta 5: Leclerc ultrapassa Grosjean no S do Senna e já é o nono
Volta 4: Holandês da Red Bull faz 1min13s007 e abre mais três décimos sobre Hamilton
Verstappen tem 1s7 para Hamilton. Leclerc já no top 10
Volta 1: Vantagem de 1s3 para Verstappen. Seguem Hamilton, Vettel, Bottas, Albon, Gasly e Grosjean. Leclerc é o 11º
Ótima largada de Lewis Hamilton, que supera Sebastian Vettel por fora e já é o segundo. Verstappen comanda.
Carros na volta de apresentação. Temperatura do ar é de 20 graus, 48 no asfalto.
A Fórmula 1 chega à penúltima etapa no Circuito José Carlos Pace, em Interlagos, com os mundiais de Pilotos (Lewis Hamilton) e Construtores (Mercedes-AMG) definidos. Mas com promessa de grande equilíbrio como mostraram os treinos. Além da pole de Max Verstappen, que deu fim a uma sequência de cinco anos das Flechas de Prata, a Ferrari também andou bem. Sebastian Vettel divide a primeira fila com o holandês.
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