Bottas é nono e Kalle Rovanpera vence o Artic Rally

Um venceu a primeira do que podem ser muitas com o novo equipamento. O outro conseguiu chegar ao fim, sem o mesmo resultado do ano anterior. Kalle Rovanpera e Valtteri Bottas eram os principais nomes do Arctic Rally Lapland, primeira prova da modalidade no ano na Finlândia. O filho de Harri (ex-piloto Seat e Peugeot no WRC) não se intimidou com a maior potência e grip do Yaris WRC que comandará este ano no Mundial, ao lado de Sebastien Ogier e Elfyn Evans. E deixou claro que pode ser uma das surpresas no Rallye de Monte-Carlo, semana que vem.

Kalle e Jonne Halttunen foram os mais rápidos em oito das 10 especiais da prova em torno de Rovaniemi. Na sexta-feira, uma falha mecânica no terceiro estágio o fez parar e perder alguns minutos. Não o suficiente para impedir uma vitória tranquila, com 3min27 de vantagem para o segundo colocado, Teemu Asunmaa (Skoda Fabia R5 Evo). Na neve, a média de velocidade do vencedor foi de impressionantes 123,4 km/h.

Bottas, por sua vez, pagou caro a escapada de estrada na terceira especial da prova, que o derrubou para 22º. No sábado, deu início a uma recuperação com um ritmo forte. Ao lado do experiente navegador Timo Rautiainen, com o Citroën DS3 WRC da PH Sport, o piloto da Mercedes no Mundial de F-1 terminou em nono (quinto mais rápido na segunda etapa).

O destaque da participação de #VB77 foi seu desempenho no estágio mais longo da prova (Siikakama/Hanaa), com 42,7 km de extensão. Mostra de que se sente cada vez mais à vontade numa modalidade ainda nova, ficou com a quarta marca, a 1min15 de Rovanpera.

‘Brasileiro’

Quem também chamou a atenção foi Esa Ruotsalainen, que competiu no Brasil, em Erechim. Com um Skoda Fabia da classe R5, concluiu o Arctic Rally em quarto na classificação geral.

Arctic Rally Lapland

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais