Porsche surpreende e revela interesse no regulamento LMDh da endurance

Em grande parte de sua história nas pistas a Porsche optou por fazer tudo em casa, assim como a Ferrari. Quando surgiu a oportunidade de ver seu nome envolvido com a segunda categoria de protótipos da endurance mundial (LMP2), criou, com a ajuda da Penske uma máquina cara e capaz de deixar a concorrência pelo caminho, o RS Spyder. Teoricamente acessível a qualquer time, mas com custos de desenvolvimento e manutenção proibitivos. A coisa começou a mudar com o envolvimento na Fórmula E, que exige adaptar apenas o propulsor ao chassi Spark, igual para todos.

Pois depois de criar um dos mais exclusivos modelos de competição da história: o 919 Hy, vencedor em Le Mans e do Mundial (FIA WEC), a casa de Stuttgart pensa em voltar à categoria principal com uma nova proposta. Valendo-se de um dos chassis que darão origem ao regulamento LMDh, devidamente mexido para criar uma identidade visual com os modelos de produção. O que poderia ocorrer já em 2022, primeiro ano da nova classe.

Os dirigentes da Porsche Motorsport iniciaram conversas com o Automobile Club d’Ouest (A.C.O, organizador do WEC) e a IMSA e se debruçam sobre os conceitos básicos do regulamento. Que deveria ter sido revelado no fim de semana das 12h e das 1.000 Milhas de Sebring – ambas adiadas em consequência da pandemia do novo coronavírus.

A explicação para o interesse está no fato de que, com um mesmo pacote técnico, seria possível brigar pelos títulos em ambas as competições, com custos bastante inferiores aos do programa 919. Assim como já acontece com seu 911 GTE, a missão, nos Estados Unidos, poderia ser entregue a um time parceiro (como a Core Autosport), que contaria com todo o suporte oficial para representar a marca.

Hypercars

A se confirmar a decisão, será mais uma ducha de água fria no conceito hypercar, depois da suspensão dos planos da Aston Martin e seu Valkyrie. Até mesmo a Peugeot reavalia seu projeto e pode trocar o imaginado protótipo inédito por uma parceria com a Ligier/OnRoak, com um LMDh. Por enquanto, apenas Toyota e Scuderia Glickenhaus se mantêm fieis à nova classe de protótipos com chassi e desenho livres.

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