FIA aprova novas mudanças nas regras da F1 para limitar gastos

Além das medidas tomadas anteriormente para ajudar as equipes do Mundial de F1 em tempos de pandemia e incertezas financeiras, a FIA divulgou nesta terça-feira mais uma série de novidades. Por votação eletrônica, o Conselho Mundial aprovou ajustes nos regulamentos técnico e desportivo da categoria para este ano e para 2021.

Entre as medidas tomadas está a proibição do desenvolvimento das unidades de potência durante o período de férias (antecipadas de julho/agosto para março/abril). Até ano passado a interrupção das atividades não incluía o trabalho nos motores.

Desde sábado passado (28) está proibido ainda o desenvolvimento aerodinâmico do novo pacote técnico, cuja entrada em vigor passou para 2022. Apenas no ano que vem os times poderão se concentrar nos projetos, aproveitando o fato de que os chassis 2020, bem como vários outros componentes, serão mantidos para 2021.

O Artigo 1.3 do Regulamento Esportivo foi alterado para permitir mudanças sem a necessidade de unanimidade entre as escuderias. Com a nova redação, basta a aprovação de 60% das equipes para defini-las. Quanto ao calendário, a federação tem carta branca para, com a Liberty Media, determinar datas e formatos dos finais de semana. O total de unidades de potência a serem usadas sem penalidade será ajustado de acordo com o número definitivo de GPs.

Os testes de pneus desenvolvidos em parceria com a Pirelli não serão realizados este ano, tanto com os compostos atuais (aro 13) quanto com as novas rodas aro 18. O trabalho será retomado em 2021. Já os testes de jovens pilotos, normalmente em Abu Dhabi, terão a duração reduzida de três para um dia, com dois carros (antes apenas um).

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