Alex Zanardi sofre acidente grave em estrada na Itália

Um dos nomes mais marcantes do automobilismo e do esporte em geral sofreu um grave acidente nesta sexta-feira, quando participava de um revezamento, iniciativa para difundir as modalidades paralímpicas. De acordo com os primeiros relatos da imprensa italiana, Alessandro Zanardi pedalava com sua handbike pela estrada comunal 146, na cidade de Pienza, próxima a Siena (Toscana), e se chocou com um caminhão. O piloto e campeão paralímpico foi levado de helicóptero para o Hospital La Scotte, de Siena.

De acordo com a Gazzetta dello Sport, os relatos dão conta de que Zanardi teria perdido o controle da bicicleta numa descida e invadido a pista contrária, onde transitava o caminhão. Seu estado é considerado grave, com politraumatismo, inclusive craniano. Ele foi submetido a uma intervenção neurocirúrgica, de duas horas e meia de duração – com o impacto, o capacete se soltou da cabeça. Em seguida, transferido para a unidade de terapia intensiva. Seu prognóstico ainda é considerado ‘muito grave’ pelos médicos.

Nesta mesma sexta-feira, a BMW Italia anunciou que o bicampeão da Indycar disputaria a última etapa do Italiano GT Endurance, com uma M6 GT3, em 8 de novembro, no circuito de Mugello. No ano passado, ele participou da disputa Super GT x DTM com um M4 adaptado, em Fuji, além das 24h de Daytona, com a M8 do Team Rahal Letterman.

O piloto de 53 anos, natural de Bolonha, teve as duas pernas amputadas devido a um gravíssimo acidente sofrido na etapa de Lausitzring (Alemanha) da Indy, em 2001. Desde então, se transformou em exemplo de superação, conseguindo retornar às pistas (WTCC/DTM/GT) e iniciando uma trajetória como atleta paralímpico, que o levou a recordes no ciclismo e triatlo, além do ouro nos Jogos de Londres 2012 e do Rio 2016.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Mostrar comentários (4)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais