Nove bandeiras amarelas; 12 abandonos e vários problemas de pneus que provocaram acidentes sérios, felizmente sem maiores consequências. Kevin Harvick conseguiu sobreviver a uma edição movimentada da Brickyard 400, em Indianapolis, para vencer a prova pela terceira vez – a segunda consecutiva. Desde o primeiro estágio, o piloto do Mustang #4 da Stewart-Haas Racing demonstrou ter na mão um carro rápido e bem acertado para o oval mais famoso do mundo. A primeira parcial acabou dominada por William Byron, com o Camaro #88, graças a uma aposta estratégica.
No segundo estágio, no entanto, Harvick comandou o pelotão, tendo como principal adversário Denny Hamlin, com o Camry #11 da Joe Gibbs. A dupla repetiu o duelo que marcou o fim de semana anterior, com a rodada dupla em Pocono – vitória do #4 no sábado à frente de Hamlin; e resultado invertido no segundo.
Hamlin liderava na relargada da volta 153, quando um estouro de pneu o levou para o muro da Curva 4. Nas duas últimas voltas, no entanto, Harvick não teve vida tranquila. Precisou se defender dos ataques de um consistente Matt Kenseth, com o Camaro #42 da Ganassi. O campeão de 2004 tinha pneus mais novos, mas não conseguiu se aproximar para tirar a vitória do #4; a quarta no ano.
Brickyard 400
Nascar Cup Series: 16ª etapa (Indianápolis)
Bem-vindos à cobertura em tempo real do Racemotor para a Brickyard 400, 16ª etapa da Nascar Cup Series no Indianapolis Motor Speedway (IMS)
Harvick, Kenseth, Almirola, Keselowski, Custer, Kyle Busch, McDowell, Reddick, Bubba Wallace e Logano os 10 primeiros
Acidente no meio do pelotão envolve Austin Dillon e Matt di Benedetto
V.160/160: Kevin Harvick resiste à pressão de Kenseth e vence, pelo segundo ano consecutivo, a Brickyard 400. Quarta vitória do ano de “The Closer”, com o #4
V.159/160: relargada
Hamlin é o 12º carro a abandonar a Brickyard 400
Prova não vai, a princípio, para a prorrogação. Serão duas voltas até a bandeirada (green/white checkered)
Kenseth tem pneus 11 voltas mais novos do que Harvick
Mais um acidente provocado por estouro de pneu
V.153/160: Denny Hamlin bate forte e leva à nona bandeira amarela
V.149/160: Kenseth é o mais rápido entre os três primeiros
V.145/160: Hamlin 0s383 à frente de Harvick
V.139/160: Hamlin mantém liderança, seguido por Harvick, Kenseth e Custer
V.138/160: relargada
Ordem na pista: Hamlin, Harvick, Bell, Kenseth, Austin Dillon, Custer, Keselowski, Almirola, Di Benedetto e McDowell
V.133/160: líder Kenseth; Kyle Busch, Almirola, Keselowski, Kyle Busch, Custer e Elliott nos pits
Os oito primeiros poderão parar perdendo menos tempo para reabastecer. Alguém vai optar por dois pneus ?
V.132/160: Alex Bowman, com o #88, provoca a oitava amarela da prova
V.130/160: Primeiro a entrar do grupo deve ser Joey Logano. Seu último pitstop ocorreu na volta 88
V.127/160: Quem ainda não parou torce pela bandeira amarela
V.124/160: #11 retorna à frente do #4, que parou uma volta depois
V.122/160: Hamlin é o primeiro a fazer o que deve ser a última parada da prova
V.120/160: Harvick, Hamlin, Elliott, Bell e Kenseth, os cinco primeiros. O #11 se aproxima do #4
Kevin Harvick e Denny Hamlin na ponta: os dois foram os protagonistas da rodada dupla de Pocono, alternando vitória e segunda posição
V.110/160: Harvick, Hamlin, Elliott, Bell e Reddick os cinco primeiros
Matt Kenseth, em sexto, é o primeiro entre os que pararam na volta 101
V.104/160: relargada
Harvick, Elliott, Hamlin, Bell e Reddick preferem ficar na pista
Previsão é de iluminação natural até as 22h (de Brasília). Prova passou da metade e, por isso, já é considerada válida
Elliott, Hamlin, Di Benedetto, Austin Dillon, Kenseth, Kyle Busch, Kurt Busch, Bell e Bowyer os pilotos que também pontuam
V.100/160: Segundo estágio é de Kevin Harvick, com o Mustang #4 da Stewart-Haas Racing
V.93/160: Harvick, Elliott, Hamlin, Di Benedetto e Austin Dillon os cinco primeiros
V.92/160: relargada
V.88/160: sexta bandeira amarela. Contato de Ryan Blaney (#12)
V.87/160: relargada
V.83/160: Byron provoca a quinta bandeira amarela do dia. Pneu dianteiro furado depois de toque no #3, de Austin Dillon
V.82/160: relargada
William Byron e Austin Dillon trocam apenas dois pneus e puxam a fila na volta à pista
V.76/160: vários pilotos entram nos pits, incluindo Elliott, Hamlin e Harvick
V.74/160: bandeira amarela. Problema com Erik Jones (Toyota #20), que vinha entre os 10 primeiros. Pneu estourado o levou a bater na Curva 4
Combustível nos carros é insuficiente para concluir o estágio sem reabastecimento
Elliott, que lidera, avisa pelo rádio que sente cheiro de queimado no #9. Em seguida, diz que possível problema parou
Matt Kenseth, com o Camaro #42 da Ganassi, aparece numa boa sexta posição
Kyle Busch, com o #18, ainda não venceu na temporada. Dois dos companheiros do atual campeão na Joe Gibbs – Hamlin e Truex Jr. -; já estão nos playoffs
V.57/160: Elliott, Di Benedetto, Hamlin, Harvick e Kyle Busch os cinco primeiros
V.55/160: relargada
Elliott, Harvick, Hamlin, Di Benedetto, Kyle Busch e Keselowski, que pararam na volta 41, ficam na pista
Jones, Austin Dillon, Elliott, Harvick, Hamlin, Di Benedetto, Kyle Busch, Keselowski e Bowyer completam os 10 primeiros
V.50/160: Estratégia da Hendrick dá certo e Byron, com #24, vence o primeiro estágio
V.46/160: relargada. Cinco voltas para o fim do estágio
William Byron, Erik Jones, Austin Dillon e Ross Chastain não pararam, e estão à frente do pelotão
Ty Dillon (#13) volta à frente de Kevin Harvick, mas trocou apenas dois pneus
V.42/160: líderes entram nos pits
V.39/160: Bandeira amarela. Ryan Newman e o #6 encontram o muro na Curva 3
V.31/160: Com vibrações nos pneus, Aric Almirola faz mais uma parada. O #10 vinha em terceiro
V.20/160: Harvick lidera, seguido por Logano, Almirola, Keselowski e Chase Elliott
V.19/160: relargada
Bandeira vermelha é substituída pela amarela. Carros voltam à pista atrás do safety car, enquanto seguem os reparos nos envolvidos do acidente. Preece, Allgaier, Truex Jr. e Lajoie estão fora da prova
Entrada do pit no IMS é uma das mais estreitas no calendário da Cup
Mecânico do #12 é atingido pelo #15, de Poole, e será retirado de ambulância, mas sem ferimentos mais graves
Bandeira vermelha para liberar o pitlane
Confusão na entrada do pit. Engavetamento envolve Ryan Preece, Algaier, Truex, Corey Lajoie, Chris Buescher, Ricky Stenhouse, Christopher Bell e Brennan Poole
Estágios 1 e 2 serão concluídos nas voltas 50 e 100
V.13/160: primeira amarela da prova. Pilotos terão a chance de fazer ajustes, já que não houve treinos no circuito
Bandeira amarela de competição será mostrada ao fim da volta 12
V.8/160: Allgaier chega à 30ª posição, mas tempo de volta é 1s8 mais lento que o do líder Logano
V.6/160: Ryan Blaney (#12) e Kyle Busch (#18) se tocam na disputa por posições
V.4/160: Martin Truex Jr. diz ter problemas no motor do #19
V.2/160: Allgaier ganhou seis posições e é o 33º
Sem inclinação nas retas, os carros normalmente seguem uma única linha
V.1/160: Logano/Kurt Busch/Hamlin/Truex Jr./Bowman os cinco primeiros
Bandeira verde
Passagem pelo pitlane, para que os pilotos se ajustem à velocidade máxima permitida
Allgaier completa as primeiras passagens na segunda fila mas, antes da largada, vai ocupar o posto no fim do grid
Carros ganham a pista para as voltas de aquecimento
Kurt Busch completa, neste domingo, 700 largadas na Cup. Com um título, em 2003
O #48 será comandado pela primeira vez desde 1993 por um piloto que não seja Jimmie Johnson
Serão 160 voltas pelo oval de 2,5 milhas (4 quilômetros), com quatro curvas e quatro retas
Previsão é de que a bandeira verde seja mostrada pela primeira vez às 18h19, no horário brasileiro
Nascar chama pilotos e pessoal de serviço para os carros
Expectativa é de que as cerimônias prévias sejam iniciadas às 18h (de Brasília)
Prova foi vencida em 2019 por Kevin Harvick, com o Mustang #4 da Stewart-Haas
Ajustes para retirar a estrutura necessária ao traçado misto e a montagem dos muros de concreto e proteções nas curvas 1 e 4 duraram oito horas. É a primeira vez que os dois traçados são usados num mesmo fim de semana.
Indianápolis não foge à regra. Início da prova foi adiado devido a um alerta de raios e chuva sobre a região do Speedway. Pilotos estão fora dos carros.
Programação da inédita rodada dupla Nascar/Indy começou no sábado, no circuito misto. Pela Xfinity Series, um final emocionante deu a vitória a Chase Briscoe, com o Mustang #98 da Stewart-Haas.
Mais uma vez o grid foi determinado por sorteio. Primeira fila é dividida por Joey Logano (Mustang #22/Penske) e Kurt Busch (Camaro #1/Ganassi). Com a ausência de Jimmie Johnson, diagnosticado com Covid-19, seu substituto no #48, Justin Allgaier, largará no fim do pelotão.
Siga o Racemotor no: