Kevin Harvick domina a Brickyard 400 pelo segundo ano consecutivo

Nove bandeiras amarelas; 12 abandonos e vários problemas de pneus que provocaram acidentes sérios, felizmente sem maiores consequências. Kevin Harvick conseguiu sobreviver a uma edição movimentada da Brickyard 400, em Indianapolis, para vencer a prova pela terceira vez – a segunda consecutiva. Desde o primeiro estágio, o piloto do Mustang #4 da Stewart-Haas Racing demonstrou ter na mão um carro rápido e bem acertado para o oval mais famoso do mundo. A primeira parcial acabou dominada por William Byron, com o Camaro #88, graças a uma aposta estratégica.

No segundo estágio, no entanto, Harvick comandou o pelotão, tendo como principal adversário Denny Hamlin, com o Camry #11 da Joe Gibbs. A dupla repetiu o duelo que marcou o fim de semana anterior, com a rodada dupla em Pocono – vitória do #4 no sábado à frente de Hamlin; e resultado invertido no segundo.

Hamlin liderava na relargada da volta 153, quando um estouro de pneu o levou para o muro da Curva 4. Nas duas últimas voltas, no entanto, Harvick não teve vida tranquila. Precisou se defender dos ataques de um consistente Matt Kenseth, com o Camaro #42 da Ganassi. O campeão de 2004 tinha pneus mais novos, mas não conseguiu se aproximar para tirar a vitória do #4; a quarta no ano.

Brickyard 400

Nascar Cup Series: 16ª etapa (Indianápolis)

Bem-vindos à cobertura em tempo real do Racemotor para a Brickyard 400, 16ª etapa da Nascar Cup Series no Indianapolis Motor Speedway (IMS)

Harvick, Kenseth, Almirola, Keselowski, Custer, Kyle Busch, McDowell, Reddick, Bubba Wallace e Logano os 10 primeiros

Acidente no meio do pelotão envolve Austin Dillon e Matt di Benedetto

V.160/160: Kevin Harvick resiste à pressão de Kenseth e vence, pelo segundo ano consecutivo, a Brickyard 400. Quarta vitória do ano de “The Closer”, com o #4

V.159/160: relargada

Hamlin é o 12º carro a abandonar a Brickyard 400

Prova não vai, a princípio, para a prorrogação. Serão duas voltas até a bandeirada (green/white checkered)

Kenseth tem pneus 11 voltas mais novos do que Harvick

Mais um acidente provocado por estouro de pneu

V.153/160: Denny Hamlin bate forte e leva à nona bandeira amarela

V.149/160: Kenseth é o mais rápido entre os três primeiros

V.145/160: Hamlin 0s383 à frente de Harvick

V.139/160: Hamlin mantém liderança, seguido por Harvick, Kenseth e Custer

V.138/160: relargada

Ordem na pista: Hamlin, Harvick, Bell, Kenseth, Austin Dillon, Custer, Keselowski, Almirola, Di Benedetto e McDowell

V.133/160: líder Kenseth; Kyle Busch, Almirola, Keselowski, Kyle Busch, Custer e Elliott nos pits

Os oito primeiros poderão parar perdendo menos tempo para reabastecer. Alguém vai optar por dois pneus ?

V.132/160: Alex Bowman, com o #88, provoca a oitava amarela da prova

V.130/160: Primeiro a entrar do grupo deve ser Joey Logano. Seu último pitstop ocorreu na volta 88

V.127/160: Quem ainda não parou torce pela bandeira amarela

V.124/160: #11 retorna à frente do #4, que parou uma volta depois

V.122/160: Hamlin é o primeiro a fazer o que deve ser a última parada da prova

V.120/160: Harvick, Hamlin, Elliott, Bell e Kenseth, os cinco primeiros. O #11 se aproxima do #4

Kevin Harvick e Denny Hamlin na ponta: os dois foram os protagonistas da rodada dupla de Pocono, alternando vitória e segunda posição

V.110/160: Harvick, Hamlin, Elliott, Bell e Reddick os cinco primeiros

Matt Kenseth, em sexto, é o primeiro entre os que pararam na volta 101

V.104/160: relargada

Harvick, Elliott, Hamlin, Bell e Reddick preferem ficar na pista

Previsão é de iluminação natural até as 22h (de Brasília). Prova passou da metade e, por isso, já é considerada válida

Elliott, Hamlin, Di Benedetto, Austin Dillon, Kenseth, Kyle Busch, Kurt Busch, Bell e Bowyer os pilotos que também pontuam

V.100/160: Segundo estágio é de Kevin Harvick, com o Mustang #4 da Stewart-Haas Racing

V.93/160: Harvick, Elliott, Hamlin, Di Benedetto e Austin Dillon os cinco primeiros

V.92/160: relargada

V.88/160: sexta bandeira amarela. Contato de Ryan Blaney (#12)

V.87/160: relargada

V.83/160: Byron provoca a quinta bandeira amarela do dia. Pneu dianteiro furado depois de toque no #3, de Austin Dillon

V.82/160: relargada

William Byron e Austin Dillon trocam apenas dois pneus e puxam a fila na volta à pista

V.76/160: vários pilotos entram nos pits, incluindo Elliott, Hamlin e Harvick

V.74/160: bandeira amarela. Problema com Erik Jones (Toyota #20), que vinha entre os 10 primeiros. Pneu estourado o levou a bater na Curva 4

Combustível nos carros é insuficiente para concluir o estágio sem reabastecimento

Elliott, que lidera, avisa pelo rádio que sente cheiro de queimado no #9. Em seguida, diz que possível problema parou

Matt Kenseth, com o Camaro #42 da Ganassi, aparece numa boa sexta posição

Kyle Busch, com o #18, ainda não venceu na temporada. Dois dos companheiros do atual campeão na Joe Gibbs – Hamlin e Truex Jr. -; já estão nos playoffs

V.57/160: Elliott, Di Benedetto, Hamlin, Harvick e Kyle Busch os cinco primeiros

V.55/160: relargada

Elliott, Harvick, Hamlin, Di Benedetto, Kyle Busch e Keselowski, que pararam na volta 41, ficam na pista

Jones, Austin Dillon, Elliott, Harvick, Hamlin, Di Benedetto, Kyle Busch, Keselowski e Bowyer completam os 10 primeiros

V.50/160: Estratégia da Hendrick dá certo e Byron, com #24, vence o primeiro estágio

V.46/160: relargada. Cinco voltas para o fim do estágio

William Byron, Erik Jones, Austin Dillon e Ross Chastain não pararam, e estão à frente do pelotão

Ty Dillon (#13) volta à frente de Kevin Harvick, mas trocou apenas dois pneus

V.42/160: líderes entram nos pits

V.39/160: Bandeira amarela. Ryan Newman e o #6 encontram o muro na Curva 3

V.31/160: Com vibrações nos pneus, Aric Almirola faz mais uma parada. O #10 vinha em terceiro

V.20/160: Harvick lidera, seguido por Logano, Almirola, Keselowski e Chase Elliott

V.19/160: relargada

Bandeira vermelha é substituída pela amarela. Carros voltam à pista atrás do safety car, enquanto seguem os reparos nos envolvidos do acidente. Preece, Allgaier, Truex Jr. e Lajoie estão fora da prova

Entrada do pit no IMS é uma das mais estreitas no calendário da Cup

Mecânico do #12 é atingido pelo #15, de Poole, e será retirado de ambulância, mas sem ferimentos mais graves

Bandeira vermelha para liberar o pitlane

Confusão na entrada do pit. Engavetamento envolve Ryan Preece, Algaier, Truex, Corey Lajoie, Chris Buescher, Ricky Stenhouse, Christopher Bell e Brennan Poole

Estágios 1 e 2 serão concluídos nas voltas 50 e 100

V.13/160: primeira amarela da prova. Pilotos terão a chance de fazer ajustes, já que não houve treinos no circuito

Bandeira amarela de competição será mostrada ao fim da volta 12

V.8/160: Allgaier chega à 30ª posição, mas tempo de volta é 1s8 mais lento que o do líder Logano

V.6/160: Ryan Blaney (#12) e Kyle Busch (#18) se tocam na disputa por posições

V.4/160: Martin Truex Jr. diz ter problemas no motor do #19

V.2/160: Allgaier ganhou seis posições e é o 33º

Sem inclinação nas retas, os carros normalmente seguem uma única linha

V.1/160: Logano/Kurt Busch/Hamlin/Truex Jr./Bowman os cinco primeiros

Bandeira verde

Passagem pelo pitlane, para que os pilotos se ajustem à velocidade máxima permitida

Allgaier completa as primeiras passagens na segunda fila mas, antes da largada, vai ocupar o posto no fim do grid

Carros ganham a pista para as voltas de aquecimento

Kurt Busch completa, neste domingo, 700 largadas na Cup. Com um título, em 2003

O #48 será comandado pela primeira vez desde 1993 por um piloto que não seja Jimmie Johnson

Serão 160 voltas pelo oval de 2,5 milhas (4 quilômetros), com quatro curvas e quatro retas

Previsão é de que a bandeira verde seja mostrada pela primeira vez às 18h19, no horário brasileiro

Nascar chama pilotos e pessoal de serviço para os carros

Expectativa é de que as cerimônias prévias sejam iniciadas às 18h (de Brasília)

Prova foi vencida em 2019 por Kevin Harvick, com o Mustang #4 da Stewart-Haas

Ajustes para retirar a estrutura necessária ao traçado misto e a montagem dos muros de concreto e proteções nas curvas 1 e 4 duraram oito horas. É a primeira vez que os dois traçados são usados num mesmo fim de semana.

Indianápolis não foge à regra. Início da prova foi adiado devido a um alerta de raios e chuva sobre a região do Speedway. Pilotos estão fora dos carros.

Programação da inédita rodada dupla Nascar/Indy começou no sábado, no circuito misto. Pela Xfinity Series, um final emocionante deu a vitória a Chase Briscoe, com o Mustang #98 da Stewart-Haas.

Mais uma vez o grid foi determinado por sorteio. Primeira fila é dividida por Joey Logano (Mustang #22/Penske) e Kurt Busch (Camaro #1/Ganassi). Com a ausência de Jimmie Johnson, diagnosticado com Covid-19, seu substituto no #48, Justin Allgaier, largará no fim do pelotão.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais