Mercedes na primeira fila do GP da Hungria. E ‘Mercedes B’ na segunda

Lewis Hamilton mais uma vez na pole (segunda do ano, 90ª da carreira), com Valtteri Bottas a seu lado na primeira fila. Até aí, nenhuma novidade no grid para o GP da Hungria, terceira etapa do Mundial de F1, às 10h10 de domingo. A principal diferença está na segunda fila, dividida pela dupla da Racing Point, que também poderia ser chamada de ‘Mercedes B’ ou ‘Mercedes Rosa’. Num traçado que premia o equilíbrio do chassi e a tração da unidade de potência, as Racing Points finalmente confirmaram numa qualificação o potencial demonstrado nos treinos livres. Lance Stroll larga em terceiro, à frente de Sergio Perez. Ambos, no entanto, a mais de nove décimos do 1min13s447 do hexacampeão mundial.

O treino oficial em Hungaroring começou com a ameaça da chuva (chegou a garoar no fim do Q1) e a necessidade de garantir voltas rápidas de cara para evitar surpresas. No primeiro terço, Perez foi o mais rápido à frente de Stroll, com Hamilton em terceiro. E as duas Williams conseguiram avançar – Kevin Magnussen (Haas), Daniil Kvyat (AlphaTauri), Romain Grosjean (Haas), Antonio Giovinazzi e Kimi Räikkönen foram os eliminados.

A segunda parte do treino foi marcada pela estratégia das Racing Point de andar com os pneus médios, o que traz a chance de uma estratégia distinta para as 70 voltas. Desta vez, as Ferraris passaram sem sustos. O que não foi o caso de Daniel Ricciardo, com a Renault (11º) e de Alexander Albon, com a Red Bull. O tailandês chegou a reclamar pelo rádio por ter sido mandado à pista em meio ao tráfego, mas o desempenho de Max Verstappen, que larga em sétimo, mostra que desta vez os carros do touro vermelho estiveram distantes do acerto ideal.

Com sobras

No Q3, Hamilton já havia sido o mais rápido na primeira tentativa. E ainda baixou dois décimos de segundo nos minutos finais para se defender do companheiro de equipe. Fato comum na Hungria, as filas seguintes têm os carros de mesmo time próximos – Sebastian Vettel e Charles Leclerc dividem a terceira, enquanto Lando Norris e Carlos Sainz, com as McLarens, saem em oitavo e nono. Pierre Gasly foi destaque, levando a AlphaTauri a um lugar entre os 10. O francês enfrentou problemas na unidade de potência que o impediram de andar na última fase.

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