Hamilton sobra em um GP da Hungria movimentado na F1

No alto do pódio, pela 86ª na carreira (a oitava no Hungaroring), Lewis Hamilton e a Mercedes #44. O hexacampeão mundial foi dos poucos, se não o único, a ter 70 voltas tranquilas no traçado próximo a Budapeste para vencer a terceira etapa do Mundial de F1 e assumir a liderança do campeonato. O asfalto úmido das primeiras voltas e a possibilidade constante da chuva movimentaram a corrida. Com direito ao segundo lugar de Max Verstappen que, no alinhamento para o grid, perdeu o controle de sua Red Bull e danificou o bico e parte da suspensão.

Hamilton largou sem sustos com os pneus intermediários, enquanto Valtteri Bottas perdia terreno e era superado por Verstappen, Lance Stroll e as duas Ferraris. Logo ficou claro que era possível usar os compostos de pista seca e começaram as paradas. Com apostas em duros, médios e macios (Charles Leclerc).

Quem parou antes acabou em vantagem – casos das Haas-Ferrari de Kevin Magnussen e Romain Grosjean, que chegaram a ocupar a terceira e a quarta posições. Alexander Albon, apenas 13º no grid, avançava com a segunda Red Bull. No asfalto abrasivo da pista húngara, o desgaste dos pneus se intensificou, obrigando Leclerc a antecipar a segunda parada – logo seria imitado por Vettel, que tinha os médios.

Hamilton, Verstappen e Bottas conseguiram chegar à metade das 70 voltas até a segunda parada. O britânico rapidamente abriu vantagem superior a 20 segundos sobre o holandês. No pelotão intermediário, destaque para a disputa entre Vettel, Albon, Perez, Ricciardo e Leclerc, com os três primeiros se distanciando. Na tentativa do undercut, a Mercedes chamou Bottas para uma terceira parada na volta 49. O finlandês tinha a missão de descontar a diferença para Verstappen, e iniciou uma sequência de voltas rápidas.

Tranquilo à frente, Hamilton pôde também fazer uma troca a cinco voltas do fim para, com os pneus macios, buscar o ponto da volta mais rápida (com direito a novo recorde para os 4.381m: 1min16s627). Verstappen reclamou dos retardatários, mas conseguiu salvar um segundo lugar precioso num fim de semana trabalhoso para a Red Bull, com Bottas em terceiro.

Stroll, Albon, Vettel, Perez, Ricciardo, Magnussen (em ótima prova, com os primeiros pontos da Haas) e Sainz completaram os 10 primeiros na bandeira. Leclerc não foi além o 11º lugar na bandeirada. As duas Ferraris, aliás, terminaram uma volta atrás de Hamilton, confirmando o complicado momento do time de Maranello.

Após análise dos comissários, as duas Haas foram punidas com a soma de 10 segundos no tempo total. O time orientou os pilotos a vir para os boxes durante a volta de apresentação – o que, na fase da largada, é proibido pelo regulamento. Com isso, Magnussen caiu da nona para a 10ª posição. Carlos Sainz passou a nono. A Renault voltou a protestar o desenho dos dutos de freio da Racing Point, alegando que ferem as regras de propriedade intelectual pelo regulamento técnico – seriam os mesmos usadas pela Mercedes no ano passado.

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