Cinco vitórias em 19 etapas. Será finalmente o ano do fim do jejum para Denny Hamlin na Nascar Cup Series? A essa altura, ninguém duvida do merecimento, com uma temporada 2020 impecável. O piloto do Toyota Camry #11 da Joe Gibbs Racing foi o melhor na noite de quinta no Kansas Speedway. E se não tinha o melhor carro, como admitiu, fez valer a aposta na estratégia.
“Nós precisávamos manter o posicionamento de pista. Por isso, procuramos arriscar. E, nas últimas voltas, finalmente corri de frente para o ar, o que não tinha conseguido até então. Aí realmente tive um equipamento perfeito nas mãos”, destacou o vencedor.
Que a noite seria de um dos carros da Gibbs parecia claro logo após a bandeira amarela de competição (volta 25), quando Kyle Busch, Martin Truex Jr. e Hamlin puxavam a fila. O atual campeão levou o #18 à vitória no primeiro estágio. No segundo, duelo interno da Penske, com Brad Keselowski levando a melhor sobre Ryan Blaney.
Como de costume, depois de dois estágios relativamente tranquilos, as bandeiras amarelas começaram a se suceder no terceiro. E até mesmo a vermelha foi mostrada, na volta 182 das 267. Tocado, Christopher Bell fez o #37, de Ryan Preece, decolar rumo à mureta de proteção interna. O Safer Barrier fez sua parte para que Preece saísse sem ferimentos. Pouco antes, Joey Logano, com problema num dos pneus, foi parar no muro, e acabou envolvendo Matt di Benedetto e Jimmie Johnson, entre outros.
Blaney e Kyle Busch acabaram saindo da briga na mesma volta, ao tocar o muro do oval de 1,5 milha em pontos diferentes. Depois da última relargada, na volta 246, com Alex Bowman à frente, Hamlin atacou para se colocar em segundo e, a 12 voltas do fim, superou o então líder Kevin Harvick para seguir rumo ao victory lane.
Super Start Batteries 400
Nascar Cup Series: 19ª etapa (Kansas Speedway)
Bem-vindo ao tempo real da Super Start Batteries 400, 19ª etapa da Nascar Cup Series, no Kansas Speedway. Desta vez, a principal divisão ganha a pista em plena noite de quinta-feira, o que já aconteceu esse ano, na segunda prova em Charlotte. Antes, a última vez havia sido em 1985, com vitória de Greg Sacks, em Daytona.
Hamlin, Keselowski, Truex Jr., Harvick, Jones, Almirola, Custer, Bowman, Kurt Busch e Byron os 10 primeiros na bandeira quadriculada
V.267/267: Denny Hamlin vence pela quinta vez na temporada. O #11 leva a melhor no Kansas
V.266/267: BANDEIRA BRANCA
V.260/267: Hamlin 0s789 à frente de Keselowski
V.255/267: novo líder: Hamlin supera Harvick
V.251/267: Hamlin novamente em segundo
V.250/267: Harvick 0s8 à frente de Keselowski
V.248/267: Keselowski assume a terceira posição
V.247/267: Harvick lidera, seguido por Hamlin e Bowman
Bowman, Harvick e Hamlin brigam pela liderança
V.245/267: BANDEIRA VERDE
V.242/267: BANDEIRA AMARELA – John Hunter Nemechek roda com o #38 e provoca a 11ª amarela da noite
V.241/267: Bowman à frente de Byron, Harvick, Hamlin e Keselowski
V.239/267: BANDEIRA VERDE
Os 16 primeiros vão para os pits e reabastecem para as voltas restantes. O líder Byron era quem tinha menos etanol no tanque do #24. Ele e o companheiro de time Alex Bowman trocam apenas dois pneus
V.235/267: BANDEIRA AMARELA – Corey LaJoie, com o #32, provoca a décima
V.226/267: em pontos diferentes da pista, Ryan Blaney, com o #12, e Kyle Busch, com o #18, encostam no muro e precisam entrar nos pits
V.221/267: Byron retoma a liderança de Keselowski. Kyle Busch, terceiro, a 3s1
V.206/267: Jimmie Johnson, com o #48 danificado, não consegue manter a velocidade mínima e deixa a prova. Liderança é de Keselowski
Byron, com o #24, não trocou pneus, e lidera. Hamlin adotou a mesma estratégia
V.200/267: BANDEIRA VERDE
V.196/267: mais uma rodada de pitstops
V.193/267: BANDEIRA AMARELA – rodada de Ryan Newman. Nona neutralização da prova
V.188/267: Hamlin, Truex Jr., Blaney, Jones e Elliott os cinco primeiros
V.186/267: BANDEIRA VERDE
Após 2min45, bandeira vermelha é levantada, e carros voltam à pista atrás do pace car
BANDEIRA VERMELHA: prova é interrompida para a retirada dos carros e limpeza dos detritos
V.182/267: BANDEIRA AMARELA: Ryan Preece é catapultado pelo #95, de Christopher Bell e bate forte na mureta interna do circuito. Chris Buescher, Ryan Newman também envolvidos
V.181/267: BANDEIRA VERDE
Fim de prova para o #21
É a sétima neutralização da prova
V.176/267: BANDEIRA AMARELA: Joey Logano perde o controle do #22, e vai para o muro. Matt di Benedetto, com o #21, Jimmie Johnson, com o #48 e Austin Dillon, com o #3, acabam envolvidos
V.175/267: BANDEIRA VERDE
Onze carros entram para mais um pit, a maioria da segunda metade do pelotão
V.170/267: BANDEIRA AMARELA. Bubba Wallace é atingido por Matt Kenseth, com #42, danifica todo o lado direito do Camaro #43. Fim de prova para ele
Hamlin, Kyle Busch e Elliott na frente
V.167/267: BANDEIRA VERDE
V.163/267: Hamlin reabastece mas não troca pneus e sai do pit na frente do pelotão
Blaney, Almirola, Hamlin, Kyle Busch, Harvick, Jones, Truex Jr., Johnson e Elliott completam os 10 primeiros
V.160/267: BANDEIRA AMARELA – fim do segundo estágio. O quinto vencido por Keselowski na temporada
V.158/267: Keselowski se aproxima do líder Blaney. E toma a ponta do companheiro de equipe
V.150/267: Blaney, Hamlin, Keselowski, Almirola e Johnson os cinco primeiros
V.148/267: BANDEIRA VERDE
Três carros foram retirados da prova por não conseguir manter a velocidade mínima (tempo de volta 34s1)
V.142/267: BANDEIRA AMARELA. Rodada de Chris Buescher, com o #17
V.135/267: Joey Logano (11°), Chase Elliott (13º) e Matt di Benedetto (14º) no meio do pelotão
V.125/267: Truex lidera, 2s329 à frente de Hamlin. Keselowski, Kyle Busch e Blaney os cinco primeiros
Keselowski também trocou apenas dois pneus
V.110/267: quatro primeiros separados por pouco mais de meio segundo
V.105/267: Truex Jr. supera Keselowski e assume a liderança
V.104/267: BANDEIRA VERDE
V.102/267: pits cheios com as paradas dos primeiros. Combustível é mais uma vez suficiente para completar o estágio 2. Brad Keselowski volta à frente
V.100/267: BANDEIRA AMARELA – Bubba Wallace perde o controle do #43 na curva 4
Para quem não viu: uma polêmica na All-Star Race acabou se transformando em ação por uma boa causa
V.90/267: Hamlin, Truex, Keselowski, Kyle Busch e Blaney os cinco primeiros
V.86/267: BANDEIRA VERDE
V.84/267: Hamlin volta do pit à frente, seguido por Truex Jr; Kyle Busch, Keselowski e Harvick. Desta vez é William Byron (#24) o punido por pneu fora de controle na parada
Hamlin, Truex Jr., Blaney, Keselowski, Reddick, Harvick, Almirola, Bowman e Jones completam os 10 primeiros
V.80/267: BANDEIRA AMARELA – fim do primeiro estágio, com vitória de Kyle Busch
V.75/267: cinco voltas para o fim do estágio. Busch, Hamlin, Truex Jr., Blaney e Keselowski os cinco primeiros
V.68/267: Kyle Busch lidera, 0s88 à frente de Hamlin
V.60/267: pitstop não programado para o #47, de Ricky Stenhouse Jr. Carro é levado para a garagem.
V.52/267: Jimmie Johnson, que largou em 20º, encosta no grupo dos 10 primeiros
V.44/267: Hamlin supera Truex Jr.
V.36/267: 1-2-3 da Joe Gibbs, com Busch, Truex Jr. e Hamlin
V.32/267: Kyle Busch é P1. Dos sete primeiros, ele é o único sem vaga assegurada nos playoffs
V.30/267: BANDEIRA VERDE
Autonomia de combustível é de 62 voltas. Quem reabasteceu tem o suficiente para concluir o estágio
Com isso, Martin Truex Jr. volta à pista como P1, com outro Toyota da Joe Gibbs (o #18, de Kyle Busch) a seu lado
Praticamente todo o pelotão entra para a primeira parada. Penske deixa pneu escapar da área permitida no #22, de Logano, que terá de alinhar no fim do pelotão
V.25/267: BANDEIRA AMARELA (competition caution, para ajustes nos carros)
Rookie da Richard Childress traz um patrocínio curioso: “I am second” (eu sou o segundo). Nada com a posição desejada, mas um site em que pessoas comuns dividem suas histórias inspiradoras e falam sobre sua identidade
V.18/267: Tyler Reddick (#8), que largou em 23º, já aparece em 10º
Bandeira amarela de competição está prevista para a volta 25. Equipes poderão fazer os ajustes necessários, já que não houve treinos
V.6/267: Truex Jr. supera Harvick pela P3
V.3/267: #22, #12, #4, #19, #88 à frente
V.1/267: Joey Logano, Kevin Harvick e Ryan Blaney os três primeiros
BANDEIRA VERDE: começa a Super Star Batteries 400
Inclinação máxima da pista é de 20°
Prova de hoje terá 267 voltas (400 milhas). Dois primeiros estágios terminam nas voltas 80 e 160
Carros iniciam as voltas de aquecimento atrás do pace car
Pilotos recebem a ordem de acionar os motores
Denny Hamlin foi o vencedor da prova em 2019 com o Corolla #11 da Joe Gibbs
Calor no Kansas é forte: 31° centígrados no início da noite.
Como são os primeiros a entrar na pista, carros da Cup vão encontrar o asfalto ‘verde’, sem emborrachamento. E o oval de 1,5 milha (2,4 quilômetros) não recebeu o PJ1, composto usado para aumentar a aderência em trechos do circuito.
Grid mais uma vez definido por sorteio, com Kevin Harvick P1, a bordo do Mustang #4 da Stewart-Haas Racing.
Prova ganha condição decisiva para a classificação aos playoffs. Com 10 pilotos garantidos – Austin Dillon; Joey Logano, Denny Hamlin, Kevin Harvick, Brad Keselowski, Alex Bowman, Chase Elliott, Martin Truex Jr.; Cole Custer e Ryan Blaney – a pressão aumenta para quem busca uma vaga pelos pontos. Casos de Jimmie Johnson, Clint Bowyer e William Byron.
Siga o Racemotor no: