William Byron se garante nos playoffs com vitória em Daytona

Para os três pilotos que brigavam pelas duas últimas vagas nos playoffs da Nascar Cup Series, havia outro caminho possível: vencer. Foi exatamente o que fez pela primeira vez William Byron, com o Camaro #24 da Hendrick Motorsports. Na prorrogação, ele contou com a ajuda importante do companheiro Chase Elliott (#9) para levar a Coca-Cola Zero Sugar 400.

A segunda visita do campeonato ao superspeedway de Daytona, em nova posição no calendário, ganhou ainda mais dramaticidade. Mas manteve a tradição dos acidentes nas voltas finais. Que tiraram de Jimmie Johnson a chance de ficar entre os 16 que seguem em busca do título a partir da semana que vem.

O heptacampeão acabou colhido no incidente que provocou a segunda bandeira vermelha da noite, na volta 158. Depois de um toque de Denny Hamlin (Camry #11), Joey Logano (Mustang #22) acabou subindo em direção ao muro – além de JJ; Cole Custer, Tyler Reddick e Daniel Suarez (que chegou a liderar 19 voltas) também se envolveram.

Três voltas antes, Reddick, ao tentar bloquear Kyle Busch (Camry #18), tirou não só o atual campeão da prova, como também Erik Jones, Ricky Stenhouse Jr.; Ryan Newman, Michael McDowell e Austin Dillon.

Até então, a prova transcorria sem neutralizações além das amarelas de fim de estágio e da competition caution. Com uma interessante batalha de estratégias entre as três fábricas. Chevrolet, Toyota e Ford resolveram unificar o trabalho de seus times, que entravam nos pits juntos, retornando em grupo para recuperar espaço no pelotão.

Com as mudanças constantes na liderança provocadas pela formação das filas (com os three-wides habituais), os dois primeiros estágios acabaram dominados por Logano. Matt di Benedetto (Mustang #21/Wood Bros.); Byron e Johnson, de olho nas duas vagas por pontos, se mantinham próximos, com a situação dos pontos se alterando volta a volta.

Mesmo atingido num acidente no meio do pelotão na última volta, Di Benedetto conseguiu levar o #21 aos playoffs, pela pontuação.

Knaus

Ironia do destino, a classificação de Byron marca o retorno de Chad Knaus aos playoffs, enquanto Johnson volta a ficar de fora no que é sua última temporada. Pesaram contra o #48 a desclassificação após o segundo lugar em Talladega e a ausência na Brickyard 400, em Indianápolis, quando Johnson se recuperava da Covid-19.

Coca-Cola Zero Sugar 400

Nascar Cup Series: 26ª etapa

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais