Pikes Peak 2020 é de Clint Vahsholtz, com protótipo raiz e longe do recorde

O domingo foi dia da 98ª edição da ‘Corrida para as Nuvens’. Sem público, e em data diferente devido à pandemia, a Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC) viveu sua edição 2020 com vitória inédita na geral de um piloto acostumado a levar a melhor nas categorias, sobre duas ou quatro rodas. Clint Vahsholtz levou o protótipo Ford de produção própria aos 4.300m de altitude da linha de chegada em 9min35s490. Por meio segundo, superou Paul Dallenbach, com seu PVA-03 Special.

Nos dois casos, modelos tubulares na melhor tradição da prova, disputada na lendária montanha próxima a Colorado Springs. Vencedor e segundo colocado, aliás, integram famílias com tradição na subida de montanha mais tradicional do mundo, até mesmo com participação nos caminhões.

Sem modelos de fábrica ou a participação de montadoras, o recorde para os 19.980m e 156 curvas ficou distante (7min57s148, de Romain Dumas, com o VW ID.R elétrico, em 2017). Vahsholtz estabeleceu nova marca para a classe Open Wheel. Entre os modelos de produção, David Donner levou a melhor com o Porsche 911 GT2 RS Clubsport, como terceiro na geral. E a melhor estreante foi Kathryn Mead, a bordo de um Porsche 718 Cayman GT4 (1min36s345).

Vento e baixa temperatura mais uma vez foram desafios enfrentados pelos competidores. Se na largada os termômetros registravam 22°C, no alto da montanha não passavam de 3°C.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais