Extreme E apresenta primeira temporada. Prova na Patagônia é novidade

A terça-feira marcou a apresentação oficial da Extreme E e sua primeira temporada 2021. Com direito a novidades. Se o Brasil está confirmado no calendário da série off-road para os buggies elétricos Odyssey 21, deixa de ser a última etapa do campeonato. A organização comandada por Alejandro Agag confirmou que a competição fechará sua primeira edição na Patagônia argentina, em 11 e 12 de dezembro. Arábia Saudita, Senegal e a Groenlândia serão as outras três paradas, como parte da proposta de alertar para as mudanças climáticas e a proteção de ecossistemas ameaçados.

O evento online marcou ainda a apresentação das equipes e suas decorações. O que começou pela X44 de Lewis Hamilton e Marc Hynes (campeão inglês de F3): o roxo, cor favorita do hexacampeão mundial de F1 e presente no seu capacete, será dominante na máquina do time.

“Eu corro há mais de duas décadas e jamais pensei que um dia teria uma equipe. O foco no meio ambiente me atraiu, eu me coloco na obrigação de lutar pela mudança e pelo planeta. E o time será uma forma de favorecer a diversidade e a inclusão e impactar positivamente a sociedade. Fico feliz pela oportunidade para que as mulheres participem em condições de igualdade”, destacou Hamilton. Que, na série, enfrentará a escuderia de Nico Rosberg (RXR).

Hidrogênio

Uma novidade técnica é o uso do hidrogênio para alimentar os dois motores elétricos, com potência total de 550cv. O combustível será extraído da água nos próprios locais de prova e não deixará resíduos fósseis. Toda a logística da competição será transportada para as cinco etapas no navio Saint Helena, normalmente atracado em Londres.

Fomato de competição

Os nove times – X44, RXR, Chip Ganassi, Andretti/United Autosports, Veloce, HWA, QEV, Abt/Cupra e Techeetah – compostos por duplas mistas participarão de quatro corridas classificatórias no primeiro dia da etapa. Os quatro melhores avançam à semifinal 1, que classificará os três melhores à grande final. Os demais vão encarar a semifinal 2 (que ganhou o apelido de Corrida Maluca), com o vencedor se juntando aos demais na prova decisiva. Um fanboost definirá as posições de largada do evento principal.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais