Kevin Benavides é primeiro sul-americano a vencer o Dakar nas motos

Se o Dakar 2021 foi histórico nas quatro rodas com a 14ª conquista de Stephane Peterhansel, também foi marcado por um feito nas duas rodas. O argentino Kevin Benavides se tornou o primeiro piloto sul-americano a vencer o desafio nas motos, ao fim de uma das edições mais desafiadoras do maior rally do mundo. Comandou uma dobradinha da Honda, com o norte-americano Ricky Brabec (melhor em 2020) na segunda posição.

O piloto de Salta, que completou 32 anos dia 9, conseguiu se sair melhor numa prova que se tornou um terror para os líderes. Com as armadilhas pensadas pela organização para a navegação, ser um dos primeiros a largar quase sempre se tornou sinônimo de erros e atrasos. Tanto assim que, depois de vencer sua primeira etapa (a quinta), o que o colocou no comando da classificação, foi apenas o 15º no dia seguinte. Numa queda, chegou a ferir o nariz ao se chocar com a torre de navegação de sua CRF 450 Rally.

Teve paciência, no entanto, para recuperar posições na geral e resistir à pressão – seus companheiros de time Nacho Cornejo e Joan Barreda, que também chegaram a liderar, não conseguiram. E com o segundo lugar na etapa desta sexta-feira, garantiu o feito tantas vezes sonhado – havia sido vice-campeão em 2018, ainda em solo sul-americano.

“Agora posso dizer: venci meu primeiro Dakar. Estou muito, muito feliz. E a felicidade é bem maior do que a dor que ainda sinto. Depois da queda pensei que o rally estava terminado para mim. Cometi alguns erros, sei que é impossível fazer um Dakar perfeito, mas procurei sempre estar calmo e concentrado, e pensar dia após dia. Na verdade a vitória foi conseguida mesmo nessa última etapa, nos últimos quilômetros”, festejou o argentino.

O britânico Sam Sunderland (KTM), que começou o dia em segundo na geral, acabou se perdendo na primeira parte da especial e concedeu 13 minutos em relação a Brabec que, com isso, assegurou o vice-campeonato. O australiano Daniel Sanders mostrou adaptação impressionante aos rallies – vindo do enduro, terminou a prova em quarto, como melhor estreante. E o norte-americano Skyler Howes foi outra boa surpresa, em quinto.

Rally Dakar 2021

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais