Equipe de Nico Rosberg vence a primeira etapa da Extreme E na Arábia Saudita

A australiana Molly Taylor e o sueco Johan Kristofferson fizeram história no deserto para se tornar os primeiros vencedores da história da Extreme E, a série off-road com os buggies elétricos Odyssey 21. A dupla da Rosberg Xtreme Racing (RXR), de Nico Rosberg, confirmou neste domingo o favoritismo mostrado na véspera, quando foi a mais rápida da qualificação (uma punição por excesso de velocidade na zona de troca de pilotos os jogou para a P2). Depois de vencer a semifinal 2, repetiram o feito na final para conquistar o X Prix de Al Ula (Arábia Saudita).

Tricampeão mundial de Rallycross, Kristofferson superou Timmy Hansen (Andretti United Autosport) depois da vantagem do compatriota nos primeiros metros da prova decisiva. Com isso, teve a chance de escapar da poeira e abrir vantagem na casa de 30 segundos, mantida pela australiana em sua volta pelo traçado de 8,8km. Hansen e Catie Munnings avançaram à final graças à vitória na Crazy Race (semifinal 1), em que bateram a Hispano-Suiza XITE (Christine Zonca/Oliver Bennett) e o time JBXE, de Jenson Button, com o campeão mundial de F-1 e Mikaela Ahlin-Kottulinsky.

Sebastien Loeb e Cristina Gutierrez completaram o pódio com o Team X44, de Lewis Hamilton e suporte técnico da Prodrive. O nove vezes campeão do WRC e a vencedora de etapa do Dakar tiveram problemas com a direção assistida de seu buggy. As máquinas fabricadas pela Spark com baterias elétricas da Williams Engineering e chassi em aço nióbio (da brasileira CBMM) superaram bem o primeiro teste em condições de competição. O GridPlay – a votação popular na internet – premiou a Andretti United Autosport, que teve a primeira escolha de posição para a largada da final. Zak Brown fez questão de acompanhar seus comandados em Al Ula, assim como Rosberg.

O shootout (decisão do 7º ao 9º lugar) acabou decidido numa circunstância pouco comum. Já sem o carro da Veloce XE, devido ao acidente com Stephane Sarrazin no sábado, Abt Cupra XE e Ganassi se enfrentaram por apenas uma das voltas previstas. Na segunda, os dois carros se atingiram em meio à poeira – a equipe alemã havia sido a mais rápida na primeira passagem.

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