Fabio Quartararo vence eletrizante GP de Doha na MotoGP

Vitória da Yamaha depois de pole da Ducati, como na semana anterior, nesta mesma pista. Mas personagens diferentes. Se Maverick Viñales abriu o Mundial de MotoGP na frente, no GP de Doha (também em Losail) foi a vez de Fabio Quartararo receber a bandeirada em primeiro. “El Diablo” voltou ao pódio depois de seis corridas, e pela primeira vez como piloto oficial da casa de Iwata. Ele teve paciência para se aproximar das motos de Johann Zarco e do líder Jorge Martin (ambos da Pramac Ducati) e atacar nas voltas finais, sem chance para o troco das motos italianas, mais rápidas em reta. O francês e o calouro espanhol completaram um pódio diferente, ao fim de 22 voltas eletrizantes, que mais lembraram a Moto3 – os 15 primeiros completaram separados por menos de 9 segundos.

Martin mostrou experiência digna de veterano para manter a ponta na largada e controlar as primeiras 18 voltas. Ao contrário da primeira etapa, o espanhol soube administrar o desgaste dos pneus escoltado por Zarco, enquanto nas demais posições as mudanças eram constantes. Joan Mir (Suzuki Ecstar) e Aleix Espargaro (Aprilia Team Gresini) também apareceram bem de início. O campeão mundial se ‘encontrou’ duas vezes na pista com Jack Miller (Ducati Lenovo) e caiu para sétimo. Já seu companheiro Alex Rins levou a melhor na disputa particular com Viñales pela P.4. Pecco Bagnaia terminou em sexto – com os pneus desgastados no fim teve problemas para frear ao fim da reta principal.

Quartararo precisou superar Martin duas vezes para tomar a ponta de forma definitiva. O piloto da Ducati acabou superado também pelo companheiro de equipe Zarco, o que deu ao francês uma surpreendente liderança no campeonato. Soma 40 pontos, quatro a mais do que o compatriota e Viñales. Os dois franceses, aliás, garantiram uma dobradinha que não acontecia na principal categoria da motovelocidade havia 67 anos.

Pol Espargaro não conseguiu repetir o top-10 de sua estreia pela Repsol Honda – foi o 13º, melhor representante da casa japonesa. Depois de sua pior qualificação na MotoGP (21º), Valentino Rossi avançou até a P.16.

GP de Doha

Mundial de MotoGP: segunda etapa (Losail)

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais