Pole em Imola é de Lewis Hamilton. A 99ª do heptacampeão na F-1

“Que surpresa. Mas sim, você conseguiu”. A fala do engenheiro Peter Bonnington após a classificação para o GP da Emilia Romagna não foi exagero. Lewis Hamilton e a Mercedes não eram favoritos a comandar o grid da segunda etapa do Mundial de F-1 depois do que Max Verstappen mostrou no terceiro treino livre. O holandês da Red Bull não conseguiu repetir o desempenho no Q3 – ficou a 0s087 da pole. Entre ele e o heptacampeão, Sergio Perez, com o outro RB16B (+0s035). Para o britânico, a 99ª pole. Resultado importante numa pista com poucos pontos de ultrapassagem. E que tem muito da experiência e do talento do #44 – Valtteri Bottas não foi além da oitava posição no grid.

O finlandês foi o mais rápido no Q1 e no Q2. Na segunda fase, ele, Hamilton e Verstappen se garantiram com os pneus médios (C3), enquanto Perez se valeu dos macios (Q4) – terá que largar com eles. A primeira parte do treino foi interrompida logo no início com bandeira vermelha devido ao acidente de Yuki Tsunoda (AlphaTauri). O japonês admitiu ter errado na Variante Alta – destruiu a traseira do carro no toque com a barreira de pneus. Nikita Mazepin (Haas) se envolveu em mais uma polêmica – ao abrir sua última volta rápida, ignorou a Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi que também buscava tempo e comprometeu a tentativa do italiano.

O Q2 viu nomes de peso eliminados – Fernando Alonso (Alpine) vai largar em 15º. Sebastian Vettel (Aston Martin), em 13º. E Carlos Sainz não conseguiu avançar ao Q3 com a Ferrari – P.11. Destaque para o ótimo resultado das Williams, com George Russell em 12º e Nicholas Latifi em 14º.

Hamilton garantiu a pole com sua primeira tentativa (1min14s411). Na volta à pista, Verstappen perdeu a chance de superá-lo ao escapar na Tamburello. Perez foi dos poucos a aproveitar a segunda saída e afirmou que poderia ter sido mais rápido – cometeu um pequeno erro na última curva. Charles Leclerc garantiu a Ferrari na segunda fila, à frente de um consistente Pierre Gasly (AlphaTauri) e das duas McLarens (Daniel Ricciardo e Lando Norris, que teve a melhor volta anulada por superar os limites da pista). Esteban Ocon (Alpine) e Lance Stroll (Aston Martin) completam o top-10.

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