FIA confirma vitória de Hamilton em Silverstone

A Red Bull jogou pesado, mas os comissários do GP da Grã-Bretanha de F-1 confirmaram o resultado da prova em Silverstone. Com a vitória de Lewis Hamilton e uma punição de 10 segundos ao piloto da Mercedes pelo toque com Max Verstappen na primeira passagem pela Curva Copse. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, quando a FIA ouviu a apelação do time do touro vermelho e teve acesso aos novos elementos apresentados por ele. Insuficientes para provocar a alteração do resultado, como queria o team principal Christian Horner.

Para tentar aumentar a sanção aplicada ao heptacampeão mundial, a Red Bull chegou a mandar o reserva Alex Albon à pista em Silverstone na quinta-feira anterior. Gravou as passagens do tailandês pela Copse no que seria a trajetória percorrida por Hamilton. E apresentou dados do GPS dos carros de Hamilton e Verstappen, além de sugerir que o rival usou outra linha para ultrapassar Charles Leclerc na mesma curva – manobra que valeu a vitória.

No comunicado oficial sobre a decisão, a FIA afirma que as alegações apresentadas pela Red Bull são insuficientes para alterar o resultado – não são elementos ‘relevantes e significativos’. Mais do que isso, destacou que a equipe não se limitou a buscar novas evidências, mas quis produzir outras, que contraria o artigo 14 do regulamento desportivo. Uma referência ao ‘teste’ com Albon. Para aumentar a polêmica, o texto afirma que a equipe de Verstappen fez ‘alegações preocupantes dirigidas aos comissários’.

Resposta

Em resposta ao desfecho positivo, a Mercedes divulgou nota em que sobe o tom em relação à adversária. “Esperamos que essa decisão dê um fim à tentativa orquestrada da administração da Red Bull de manchar o nome e a integridade esportiva de Lewis Hamilton. Nos concentraremos em correr no fim de semana e seguir em nossa disputa acirrada pelo título mundial de 2021”.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais