F-4 britânica terá novo carro e motor a partir de 2022

Transformar a F-4 no que foram as F-Ford 1600 e 2000 nos anos 1980 e 1990: ponto de passagem fundamental para pilotos de todo o mundo em busca de carreira internacional no automobilismo. Esse é o objetivo da Motorsport UK, a entidade responsável pelo esporte motor na Grã-Bretanha. Em 2022 o campeonato britânico da categoria (British F4) ganhará um novo chassi (o Tatuus de última geração, com o Halo) e passa a adotar os motores Fiat Abarth, os mesmos usados na Itália, Alemanha, Espanha e Emirados Árabes. Com 180cv, 20 a mais que os atuais Ford EcoBoost 1.6.

A F-4 Britânica já oferece ao campeão 12 pontos no ranking para a Superlicença. No novo ciclo técnico, manterá a parceria com o Britânico de Turismo (TOCA) – serão 10 rodadas triplas. E seguirá com a participação de times tradicionais como Arden, Carlin e Fortec.

No atual grid do Mundial de F-1, sete pilotos passaram pelas categorias britânicas de formação: além do trio da casa (Lewis Hamilton, George Russell e Lando Norris); Sergio Perez, Carlos Sainz, Kimi Raikkonen e o vencedor do GP da Itália Daniel Ricciardo. Também foi o caso de vários brasileiros, a começar por Emerson Fittipaldi – Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Felipe Nasr, Cristiano da Matta, Gil de Ferran, Helio Castroneves e Antonio Pizzonia são os principais exemplos.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais