Sunderland e Peterhansel dominam primeiro estágio do Abu Dhabi Desert Challenge

Depois do Dakar, o novo Mundial de Rally Cross-Country (W2RC) prossegue com o Abu Dhabi Desert Challenge, prova que vem se tornando tradicional com seu formato em laço. Todas as cinco etapas acontecem a partir do circuito de Yas Marina. A primeira delas, neste domingo, teve 370 quilômetros, com 265 cronometrados

Nas motos, vitória do britânico Sam Sunderland (que conquistou o Dakar 2022) com a Gas Gas – a KTM 450 Rally oficial com as cores da marca espanhola, que também pertence ao grupo. Superou o chileno Pablo Quintanilla (Honda CRF450 Rally) por 2min02. O argentino Kevin Benavides (KTM 450 Rally) foi o terceiro.

A liderança geral do rally, no entanto, é do sul-africano Michael Docherty (Husqvarna), piloto da classe Rally2. Ao contrário dos pilotos oficiais, que fizeram o prólogo preocupados em não terminar entre os primeiros para ter menos problemas de navegação, ele acelerou no estágio curto do sábado que definiu a ordem de largada. Ele aparece 23s à frente do austríaco Matthias Walkner (KTM). Sunderland é o quarto (+58s).

Elétrico

Nos carros, os favoritos Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel (Toyota Hilux T1+/Gazoo Racing) tiveram problemas logo no início da especial, com a roda dianteira direita danificada. Problemas também para Sebastien Loeb / Fabien Lurquin (BRX Hunter). Eles fizeram boa parte da especial com tração em apenas duas rodas e perderam uma hora e meia para o reparo de uma homocinética quebrada.

Com isso, caminho aberto para o Audi RS Q e-tron de Stephane Peterhansel e Edouard Boulanger. A marca alemã não está inscrita no W2RC, mas escalou o experiente francês para prosseguir o desenvolvimento de seu buggy elétrico suportado por um motor a combustão. Yazeed Al-Rajhi (Toyota Hilux T1+) e Michal Prokop (Ford F-150) terminaram em segundo e terceiro.

Nos UTVs T4, Austin Jones e o catarinense Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick XRS) não completaram o estágio, vencido pelos poloneses Marek Goczal/Lukasz Laskawiec (Can-Am).

Nesta segunda-feira (7) os competidores encaram a segunda etapa com 455 quilômetros (318 de especiais).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais