Pole de Verstappen na F-1 em Imola. Treino marcado por cinco bandeiras vermelhas

Pole do campeão Max Verstappen (Red Bull) no fim de semana do GP da Emilia Romagna, quarta etapa do Mundial de F-1, em Imola. O holandês garantiu a primeira posição no grid da Sprint Race do sábado (11h30, de Brasília) ao fim de uma sessão classificatória marcada por cinco interrupções com bandeira vermelha. E o retorno da chuva no fim do Q2 após a pista seca até ali.

Justamente uma das interrupções, a 38 segundos do fim do Q3 – Lando Norris perdeu o controle da McLaren na variante Acqua Minerale –; garantiu a primeira pole do ano para Verstappen. Para efeito de estatística, o melhor tempo do treino oficial, e não mais a vitória na Sprint Race vale o resultado. Além disso, os oito primeiros colocados na corrida qualificatória pontuam.

No Q1, o domínio foi total da Ferrari, com Charles Leclerc à frente de Verstappen. A surpresa foi a eliminação precoce das duas AlphaTauri (Yuki Tsunoda à frente de Pierre Gasly) e da Alpine de Esteban Ocon.

As primeiras sequências de voltas do Q2 ainda foram feitas com pneus slicks macios. Não demorou para que a chuva aparecesse, quase ao mesmo tempo em que Carlos Sainz (Ferrari) provocada a segunda vermelha (a primeira foi de Alex Albon, com a Williams). De contrato renovado com a Scuderia, o espanhol perdeu o carro ao passar sobre uma zebra úmida. Ao menos se garantiu entre os 10 mais rápidos, mas não pôde retornar no Q3. Melhor volta da Red Bull #1, com Leclerc avançando em quinto. E as duas Mercedes fora (George Russell 11º e Lewis Hamilton 13º).

Paradas

O Q3 começou com uma escapada de Kevin Magnussen (Haas), que conseguiu retornar à pista, mas levou a direção de prova a interromper o treino mais uma vez. Retorno, e foi a vez de Valtteri Bottas (Alfa Romeo) rodar. Bandeira verde de novo a 2min58 do fim e Verstappen conseguiu encaixar a volta em 1min27s999. Leclerc ficou a 0s779 e certamente contava com mais uma tentativa, mas foi frustrado com a saída de pista de Norris. O britânico e Magnussen ficaram com a P.3 e a P.4 – o dinamarquês conseguiu o melhor quali do time norte-americano.

Fernando Alonso (Alpine); Daniel Ricciardo (McLaren), Sergio Perez (Red Bull), Bottas, Sebastian Vettel (Aston Martin) e Sainz completam os 10 primeiros.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais