Ainda não foi o modelo pronto, mas os desenhos com o visual definitivo. A Cadillac apresentou nesta quinta-feira (9), como prometido, as formas de seu protótipo para as novas regras da endurance internacional. Não por acaso, ele é conhecido por enquanto como ‘Projeto GTP Hypercar’, com a sigla da nova categoria principal da IMSA Weathertech e o nome adotado no Mundial de Endurance (WEC).
A marca pertencente à Chevrolet confirmou que estará no WEC já a partir do ano que vem, ao lado de Toyota, Glickenhaus, Peugeot, Ferrari, Porsche e possivelmente Vanwall. Uma ofensiva que deve passar pelo envolvimento da Chip Ganassi Racing, desde o ano passado parceira da ‘Caddy’ na IMSA. Será um retorno da fabricante às 24h de Le Mans – esteve oficialmente com o modelo LMP Northstar de 2000 a 2002.
O GTP Hypercar tem como base o novo chassi da Dallara, também empregado pela BMW para seu M Hybrid V8. Se o atual DPi V.R traz referências apenas discretas aos veículos de produção, desta vez a equipe de design da Cadillac resolveu ir além. A carenagem dianteira integra a entrada de ar com o conjunto em que se destacam os farois em formato de asa. Mudança também nas laterais. Outro ponto que chama a atenção são os elementos aerodinâmicos que partem das caixas de roda.
“Não foi simplesmente pegar a base do DPi, mexer aqui e ali; mudar um pouco as formas. Começamos tudo de novo e precisamos criar novas coisas”, explica Chris Mikalauskas, líder do time de desenho da Caddy.
O protótipo será empurrado por um V8 5.5 aspirado, unido ao sistema híbrido padrão dos LMDh.
Siga o Racemotor no: