Pole de Marc Marquez na MotoGP em Jerez. Martin vence Sprint Race agitada

Sábado de emoções fortes em Jerez de la Frontera. A qualificação e a Sprint Race do GP da Espanha, quarta etapa do Mundial de MotoGP, trouxeram motivos de comemoração para a multidão que tomou a pista da Andaluzia. Na definição do grid, com pista molhada, Marc Marquez (Ducati GP23 / Gresini Racing) usou toda a sua experiência para conquistar a pole 93 na carreira. Mais tarde, liderou a corrida curta, mas foi uma das várias vítimas das quedas na disputa vencida pelo líder do campeonato Jorge Martin (Ducati GP24 / Pramac Ducati).

O asfalto molhado mexeu bastante no grid. O bicampeão Pecco Bagnaia (Ducati GP24 / Lenovo Ducati) foi apenas o sétimo. Pedro Acosta (KTM RC16 / GASGAS Tech3) teve a pole provisória nas mãos, mas caiu e ficou apenas com a décima marca. Vindo do Q2, Franco Morbidelli avançou a uma positiva P.8. Marc Marquez superou Marco Bezzecchi (Ducati GP23 / Pertamina VR46) por 0s277. Martin assegurou a terceira posição nas duas largadas.

O jovem espanhol tomou a frente na Sprint Race, seguido por Marc Marquez. Nas posições intermediárias, Fabio di Giannantonio (Ducati GP23 / Pertamina VR46) acertou Bagnaia e mandou o #1 para a caixa de brita.

Mais quedas

Marquez se aproveitou de um erro de Martin para tomar a ponta na sexta volta. A falta de aderência em alguns pontos da pista provocou uma série de quedas. Bezzecchi, Enea Bastianini (Ducati GP24 / Lenovo Ducati) e Alex Marquez (Ducati GP23 / Gresini Racing) caíram juntos no mesmo ponto, sem se tocar. A euforia da torcida espanhola se transformou em decepção quando Marc Marquez também caiu.

Martin voltou à liderança para vencer mais uma, seguido por Acosta e por um surpreendente Fabio Quartararo (Yamaha YZR M1 / Monster Energy Yamaha). O francês partiu da última fila e se aproveitou do festival de quedas para avançar. O esforço não valeu de muito: o campeão de 2021 foi punido por irregularidade na pressão dos pneus e caiu para sexto.

O que promoveu Dani Pedrosa à terceira posição, com a terceira KTM oficial. O pequeno espanhol cruzou à frente de Morbidelli. Marc Marquez retornou à prova para ser o sétimo.

Diogo Moreira quinto

Na Moto2, Diogo Moreira (Kalex Triumpx / Italtrans) foi um dos destaques. Depois de superar o Q1 na qualificação já com a pista úmida em alguns pontos, o paulista assegurou a quinta posição no grid para a prova deste domingo, seu melhor resultado na categoria. Seu companheiro de equipe Dennis Foggia não foi além da P.23. A pole ficou com o espanhol Fermin Aldeguer (Boscoscuro Triumph / SpeedUp).

GP da Espanha

Mundial de MotoGP: quarta etapa (Jerez)

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais