Vitória brasileira na Baja Itália, pela Copa do Mundo FIA

Não é só no asfalto que os brasileiros tem feito bonito nas competições internacionais sobre quatro rodas. Após os bons resultados no Dakar e no SARR, da Argentina, o último fim de semana marcou uma vitória na Copa do Mundo FIA de Bajas. Cristiano Batista e Wladimir Grunenberg foram os melhores da categoria T4 (UTVs de preparação limitada) na Baja Itália. Além disso, fecharam a prova com a terceira posição geral entre os carros e a primeira nos UTVs.

Com um Can-Am Maverick X3, a dupla encarou três dias de desafio na região italiana de Pordenone (Friuli Venezia Giulia). No prólogo de Valvassone (14,3km), sexta-feira, ficaram com a oitava posição nos UTVs. No sábado, os competidores fizeram duas vezes a SS Zoppola (112km cada), que deixou os brasileiros já na liderança. O domingo reservou a SS Dignano, com 115km.

Piloto de Patos de Minas, Cristiano tem no currículo um título do Sertões nos quadriciclos e, nos UTVs, lidera o Brasileiro de Rally Cross-Country 2022, após vencer os rallies Minas Brasil e Jalapão. Wladimir normalmente navega para o filho de Batista, Otávio Leite. No começo do ano, a dupla participou da Baja Northern Forest, em São Petersburgo (Rússia), também pela Copa do Mundo mas, com um equipamento limitado, não conseguiu brigar pelas primeiras posições. Também acelerou na etapa da Jordânia.

Muita poeira

“Nossa posição de largada no prólogo não era das melhores e, com os carros saindo de um em um minuto, pegamos poeira de cara. No sábado foi parecido, com pó o tempo todo, em um piso de cascalho, com pedras. Chegamos ao domingo em quarto na geral e, com isso, tivemos um intervalo maior para a última especial. Ainda paramos para ajudar a dupla do Mini, que capotou à nossa frente, mas subimos uma posição”, diz o navegador.

Os melhores na geral foram o saudita Yazeed Al-Rajhi e o britânico Michael Orr, com uma picape Toyota Hilux Overdrive T1+.

Cristiano e Wladimir tem novo desafio já entre os dias 22 e 24 deste mês: a tradicional Baja Aragón, na Espanha, válida como quarta etapa da Copa do Mundo.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais