Ford confirma equipe oficial no Dakar

Mais uma marca se junta à briga pela vitória entre os carros no maior rally do mundo. A Ford confirmou nesta quarta-feira participação oficial no Dakar 2024 com sua Ranger T1+. A fabricante norte-americana será representada com uma parceria entre duas preparadoras historicamente ligadas a ela: a Neil Woolridge Motorsport (NWM) e a M-Sport.

A ideia para a próxima edição do Dakar, de 5 a 19 de janeiro, sempre na Arábia Saudita, é ganhar experiência e acumular informações para o desenvolvimento da Ranger de competição – como os rivais na T1+, um chassi tubular que ganha apenas alguns componentes da carroceria do modelo de produção. Sob o capô está o V6 biturbo EcoBoost 3.5 baseado na unidade de série que equipa a F-150.

Os testes avançam desde o começo do ano e o calendário prevê a participação na Baja Aragón (Espanha), em julho, e no Rally do Marrocos, em outubro. A sul-africana NWM projetou e constrói as Ranger para os ralis cross-country desde a década passada. Na configuração T1, ela conta com o motor Coyote V8, com direito a vitórias no Sertões (Cristian Baumgart e Lucas Moraes). Ainda hoje vários exemplares aceleram nas provas brasileiras. A T1+, no entanto, é a primeira a contar com todo o suporte da matriz da Ford.

A M-Sport, parceira da marca no WRC (e agora com os Mustang GT3), será responsável pela preparação dos motores e pelo running do programa. A promessa é de uma versão totalmente nova em 2025, quando a Ford espera ter condições de desafiar Toyota, Audi e Prodrive nas areias dos desertos sauditas.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais