Nascar chega a Chicago para fim de semana histórico

Nascar Cup Series e Xfinity Series fazem história neste fim de semana na ‘Cidade dos Ventos’. Chicago recebe a primeira corrida em circuito de rua das duas principais divisões da Stock norte-americana. O que começou como um exercício virtual para disputas na plataforma iRacing se transformou em um traçado de 2.2 milhas (3.540m de extensão) e 12 curvas, a maioria delas de 90 graus, montado na região do Grant Park, junto ao Lago Michigan. Acostumados com os muros externos junto à pista nos ovais, os pilotos terão de lidar também com as barreiras de concreto internas.

A aposta da Nascar na novidade foi tal que a capital de Illinois recebeu uma das datas mais tradicionais do calendário: a que antecede o 4 de julho, em que se comemora a independência dos Estados Unidos. Que já foi de Daytona e, mais recentemente, passou a Road America.

Se foi possível se preparar justamente no iRacing, o tempo de pista será pouco para conseguir o acerto ideal e partir para a qualificação. Tanto na Cup quanto na Xfinity serão apenas 50 minutos de treino livre neste sábado (1°).

Jenson Button

O grid da Cup para Chicago ganha dois nomes de peso: Jenson Button está de volta à categoria no Ford Mustang #15 da Rick Ware Racing (em parceria técnica com a Stewart-Haas), depois da experiência no COTA. E o neozelandês Shane Van Gisbergen é o mais novo a comandar o Chevrolet Camaro #91 da Trackhouse, parte do Project 91 que já teve Kimi Raikkonen em ação.

Jimmie Johnson também estava inscrito no Camaro #84 da Legacy Motor Club, mas desistiu da participação diante da tragédia vivida pela família de sua mulher, Chandra. A polícia investiga a circunstâncias da morte do sogro e de um sobrinho do heptacampeão. De acordo com os primeiros indícios, eles teriam sido assassinados pela sogra de JJ, que depois tirou a própria vida.

Entre os pilotos que prometem andar bem no circuito provisório estão A.J Allmendinger (Camaro #16/Kaulig) e Michael McDowell (Mustang #38/Front Row), ambos com formação em categorias de fórmula e experiência na Indy e nesse tipo de circuito.

A definição das posições de largada para a Grant Park 220 acontece às 16h30 do sábado (carros divididos em dois grupos, com os melhores de cada avançando à segunda fase). A bandeira verde para a corrida está marcada para as 19h30 do domingo (horário de Brasília).

Paludo

Na Xfinity, o Brasil volta a estar presente com Miguel Paludo, no Camaro #88 da JR Motorsports patrocinado pela Brandt. Para o gaúcho de Nova Prata será uma experiência diferente, já que conta com poucas pistas de rua no currículo. Em março, ele ficou com a 13ª posição no Circuit of the Americas. “Tivemos um bom carro lá e acredito que ele estará ainda melhor desta vez”.

Toda a programação da Xfinity está concentrada no sábado. O quali acontece às 14h e a largada para a The Loop 121 às 19h.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Mostrar comentários (2)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais