Martin erra duas vezes e Bagnaia garante o bicampeonato na MotoGP

Bicampeonato mundial de MotoGP para Francesco Bagnaia (Ducati GP23 / Lenovo Ducati). Pecco nem sequer precisou esperar o fim do GP da Comunidade Valenciana, no Circuito Ricardo Tormo, para ter a certeza matemática do título. Obrigado a atacar para descontar os 14 pontos de desvantagem, Jorge Martín (Ducati GP23 / Pramac Ducati) cometeu dois erros sérios em apenas sete voltas. Na segunda delas, perdeu o ponto de freada quando atacava Bagnaia na reta dos boxes, chegou a tocar a moto #1, e caiu da segunda para a oitava posição.

Na sexta passagem, Martin tentava atacar Marc Marquez (Honda RC213V / Repsol Honda) e, na Curva 4, acertou em cheio o compatriota, que fazia sua última corrida com a marca japonesa. O abandono de ‘Martinator’ definiu o campeonato.

Com a conquista assegurada, Pecco não se preocupou em resistir às KTM RC16 oficiais de Brad Binder e Jack Miller. Binder liderou até a 15ª volta, quando perdeu o controle da moto, escapou da pista e voltou apenas em sexto. A oito voltas do fim, foi a vez de Miller cair sozinho. Presente para Bagnaia, que comemorou no alto do pódio, em sua sétima vitória do ano. Fabio di Giannantonio (Ducati GP22 / Gresini Racing) e Johann Zarco (Ducati GP23 / Pramac Ducati) cruzaram em segundo e terceiro, mas o italiano acabou punido por pressão dos pneus irregular e caiu para quarto. O que promoveu Zarco a segundo e Brad Binder a terceiro.

O piloto de Turim se tornou o primeiro bicampeão com a moto fabricada em Borgo Panigale. A Ducati conquistou ainda os títulos de Construtores e de Equipes (com a Pramac).

“Não tinha boas sensações com a roda dianteira no início. Depois que as duas KTM me passaram, comecei a me sentir melhor. Não poderia conquistar o título de forma mais especial, com vitória”, festejou Pecco.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais