Calor e percurso técnico desafiam competidores no sábado do 2° Rally Terra Verde

Muito calor, lombas, curvas de nível e navegação desafiaram pilotos e navegadores no sábado (02) do Rally Terra Verde, última etapa dos campeonatos brasileiros de Rally Baja (CBM) e Cross-Country (CBA). A promessa da organização de uma prova exigente se confirmou já nos primeiros quilômetros do percurso traçado na Fazenda Álamo, em São Carlos. Os desníveis constantes obrigaram os competidores a ter atenção total, especialmente no caso do Baja (motos e UTVs), em que não há planilha e toda a sinalização é feita através de placas colocadas ao longo da especial.

Para estes, foi apenas a primeira metade do desafio, que prossegue neste domingo, com mais uma passagem (a segunda) pelo trecho cronometrado de 120 km. Nas motos, Andrés Suarez (KTM EXC 450F / Bianchini Rally) superou o já campeão antecipado Francine Rossi (Kawasaki KX 450F XC / Rossi Rally Team) por apenas 35 segundos. Já nos UTVs, Kaíque Bentivoglio (Polaris RZR Pro R / Polaris ONE – MEM Motorsports) levou a melhor em um grid recheado de feras. Fechou o dia 1min08 à frente de Bruno Varela (Can-Am Maverick X3 / Monster Energy Varela), com Jean Azevedo em terceiro (+1min18).

“Foi uma prova muito técnica, muito legal e um pouco diferente das que estamos acostumados. Por mais que seja em canaviais, é uma configuração distinta, com muita navegação, alguns trechos em que era muito fácil cometer um erro e perder o rally. Isso sem contar a temperatura bem alta, o que deixou tudo bem desgastante, para nós e para o carro. Andei em um ótimo ritmo, me diverti bastante e felizmente deu tudo certo”, disse Bentivoglio, o vencedor do dia nos UTVs.

Bruno Varela deu um passo importante rumo ao título nacional, já que seu principal rival, Guilherme Cysne (Can-Am Maverick X3 / GC Rally – Peak) não completou o percurso, por problemas mecânicos.

Definição

Para os inscritos no Brasileiro de Rally Cross-Country (carros e UTVs no regulamento CBA), o sábado já consagrou os vencedores do 2° Rally Terra Verde. As duplas percorreram a especial duas vezes (240 km no total); sinônimo de desgaste ainda maior.

Em preparação para o Dakar, Marcos Baumgart e Kleber Cincea (Toyota GR Hilux DKR T1+ / X Rally) foram soberanos. Com o melhor tempo em ambas as passagens pelo percurso contra o relógio, fecharam a disputas 4min14 à frente de Rodrigo Aché / Luís Felipe Eckel (Ford Ranger V8 / X Rally). Marcos Regadas e João Afro (Ford Ranger V8 / X Rally) terminaram na terceira posição.

“Vai um elogio à região e à organização, que proporcionaram uma prova completa de cross-country. Trechos com erosão, mudanças de direção rápidas, muitas lombas; tanto para o piloto quanto para o navegador foi um rally bem exigente. Vencer é um incentivo imenso para o Dakar, vamos viajar com mais confiança”, destacou o navegador Cincea.

De volta aos ralis após seis anos de ausência, e no primeiro contato com seu novo carro (a Ford Ranger V8 da Bulldog Rally), Flávio Lunardi mostrou não sentir o período distante das competições. Ao lado do navegador Fred Budtikevitz, o catarinense ficou com o quinto lugar e mostrou que vem forte em 2024, quando pretende fazer todo o campeonato.

2° Rally Terra Verde

São Carlos (SP)

Brasileiro de Rally Baja
1° dia

Moto
1) Andres Suarez, KTM EXC 450F, (1)MT2, 2h25min19
2) Francine Rossi, Kawasaki KX 450F XC, (1)MT1, 2h25min54
3) Luiz Fernando Nutti, Kawasaki KLX 450, (1)MOV, 2h29min37
4) Raquel Stein, KTM EXC 250F, (1)MT3, 4h20min00

UTV
1) Kaíque Bentivoglio, Polaris RZR Pro R, (1)UT2, 2h07min15
2) Bruno Varela, Can-Am Maverick X3, (1)UT1, 2h08min23
3) Jean Azevedo, Polaris RZR Pro R, (2)UT1, 2h08min34
4) Marcus Cotton, Polaris RZR Pro R, (1)UOP, 2h08min47
5) Reinaldo Varela, Can-Am Maverick X3, (2)UOP, 2h09min11

Brasileiro de Rally Cross-Country
Classificação final

1) Marcos Baumgart / Kleber Cincea, Toyota GR Hilux DKR, (1)T1M, 4h08min09
2) Rodrigo Aché / Luís Felipe Eckel, Ford Ranger V8, (1)T1, 4h12min23
3) Marcos Regadas / João Afro, Ford Ranger V8, (1)T1F, 4h20min16
4) Édison Lobão Filho / Maykel Justo, Ford Ranger V8, (2)T1, 4h27min39
5) Flávio Lunardi / Fred Budtikevitz, Ford Ranger V8, (2)T1F, 4h29min37

(*) resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter



Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais