Joan Barreda de moto nova em busca do recorde de etapas do Dakar

Treze participações, sete delas concluídas, e 29 etapas vencidas entre as motos. Números que fazem do espanhol Joan Barreda Bort um dos grandes do Rally Dakar, embora sem ter conquistado a prova. Atrapalhado ao longo dos últimos anos por problemas mecânicos e quedas – muitas vezes, como mais rápido da véspera, era o primeiro a largar, sem qualquer referência no terreno para ajudá-lo na navegação –; “Bang Bang” Barreda volta ao maior rally do mundo de moto nova.

O piloto de 40 anos trocou a Honda pela indiana Hero, que vem ganhando espaço nos primeiros lugares em meio à própria Honda; a KTM, Gasgas e Husqvarna (as três últimas com a 450cc desenvolvida pela marca laranja). Ele se junta a Ross Branch, do Zimbábue (outro tradicional vencedor de etapas no Dakar); ao português Joaquim Rodrigues e ao alemão radicado em Portugal Sebastian Buhler.

Barreda prefere não falar em chance de vitória na geral. Duas vezes quinto colocado como melhor resultado no maior rally do mundo, ele tem a chance de se aproximar ainda mais da marca que une duas outras lendas do Dakar. Está a quatro vitórias de etapa de Stephane Peterhansel (nas motos) e Cyril Despres.

O Dakar 2024 será a primeira competição de Barreda com a Hero 450 Rally, moto que é uma evolução da Speedbrain de base BMW. A quilometragem de testes, no entanto, foi mais que suficiente para que se sentisse à vontade com o novo equipamento. A disputa da primeira etapa do Mundial de Rally Cross-Country começa no dia 5 e vai até o dia 14, mais uma vez na Arábia Saudita.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais