Penúltima etapa traz reviravoltas na classificação do Dakar 2024

Promessa cumprida pela organização do Dakar 2024. A penúltima etapa do maior rally do mundo, de Al Ula a Yanbu, foi uma das mais difíceis da edição e trouxe mudanças importantes na classificação. Os 420 quilômetros de especial desafiaram pilotos e navegadores com caminhos rochosos, travessias de cânions e muita navegação. Nada fácil para quem já havia percorrido mais de 7000 quilômetros.

Nos carros, Carlos Sainz / Lucas Cruz (Audi RS Q E-Tron / Audi Sport) conseguiram passar sem problemas pela etapa desta quinta-feira (18) e estão muito próximos de uma vitória histórica com o modelo híbrido da marca alemã – propulsor elétrico recarregado por uma unidade a combustão. Os espanhois ficaram com o terceiro tempo do dia, a 5min35 de Guerlain Chicherit / Alex Winocq (Toyota GR Hilux DKR T1U / Overdrive).

Lucas Moraes / Armand Monleon (Toyota GR Hilux DKR T1U / Gazoo Racing) chegaram a ocupar virtualmente a vice-liderança quando Sebastien Loeb / Fabien Lurquin (Prodrive Hunter T1+ / BRX) sofreram uma quebra de suspensão. O francês perdeu cerca de uma hora para o reparo. O piloto brasileiro, no entanto, enfrentou problema semelhante (quebra de um braço da suspensão traseira) e ficou mais de duas horas parado até conseguir retornar.

Com a reviravolta, Guillaume de Mevius / Xavier Panseri (Toyota GR Hilux DKR T1U / Overdrive) são os novos vice-líderes, com Loeb / Lurquin em terceiro. Lucas Moraes caiu para o nono lugar. Depois do 27° lugar na etapa (com dois pneus furados), Cristian Baumgart / Beco Andreotti (Prodrive Hunter T1+ / X Rally) aparecem em 13° na geral.

UTV

Na divisão Challenger (T3), vitória dos argentinos Nicolas Cavigliasso / Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max / Taurus Factory), à frente de Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Taurus T3 Max / BBR), que haviam sido os mais rápidos da véspera. P.12 para Gunter Hinkelmann / Fabrício Bianchini (Taurus T3 Max / BBR) e 15° lugar para Austin Jones / Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick XRS Turbo / Can-Am Factory).

A geral é comandada com folga (25min07) por Mitch Guthrie / Kellon Walch (Taurus T3 Max / Taurus Factory). Jones / Gugelmin vêm em quinto, com Gastaldi / Sachs em oitavo.

Entre os SSV (T4), os líderes na geral Xavier de Soultrait / Martin Bonnet (Polaris RZR Pro R / Sebastien Loeb Racing) viram a vantagem evaporar. Eles foram punidos por desrespeitar os pedidos de ultrapassagem de Sara Price / Jeremy Gray (Can-Am Maverick XRS Turbo / South Racing) através do Stella. Agora estão apenas 2min49 à frente de Jerome de Sadeleer / Michel Metge (Can-Am Maverick XRS Turbo / MMP).

Cristiano Batista / Fausto Mota (Can-Am Maverick XRS Turbo / Transmáquinas – South Racing) estão em sétimo no acumulado, enquanto Jorge Wagenfuhr / Humberto Ribeiro (Polaris RZR Pro R / XTreme Plus) aparecem em 13°.

Motos

Sobre duas rodas tudo se encaminha para a segunda vitória do norte-americano Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda) no Dakar. Mesmo sendo o primeiro a largar na etapa desta quinta e obrigado a lidar com a ausência de referências, o norte-americano, ajudado pelos bônus de tempo, limitou em 32 segundos a diferença para Ross Branch (Hero 450 Rally / Hero Motosport), seu principal rival e vencedor da etapa. A segunda posição do dia deu ainda a Brabec a chance de largar para o último estágio logo depois de Branch e poder controlar o adversário.

O problema na bomba de combustível do chileno Nacho Cornejo (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda) praticamente assegurou seu companheiro de equipe Adrien van Beveren no pódio.

Caminhões

Entre os caminhões, os checos Martin Macik, David Svanda e Frantisek Tomesek (Iveco Powerstar / MM) têm a vitória do Dakar 2024 nas mãos. Eles iniciarão a sexta-feira com 2h01min01 de vantagem sobre os compatriotas Ales Loprais, Jaroslav Valtr Jr. e Jiri Stross (Praga / Instaforex Loprais).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais