Dakar 2024 consagra os campeões, com direito a virada nos UTVs

O maior rally do mundo já tem seus campeões. Uma especial cronometrada de 175 quilômetros com largada e chega em Yanbu (Arábia Saudita) definiu a classificação final do Dakar 2024. Se na maioria das modalidades a 12ª etapa foi apenas uma formalidade, uma delas viveu uma reviravolta total, com direito à segunda vitória feminina na história da competição.

Nos carros, Carlos Sainz ampliou seu retrospecto já impressionante com a quarta conquista. O espanhol de 61 anos e seu navegador Lucas Cruz fizeram história ao levar à vitória geral o Audi RS Q E-Tron, primeiro modelo com propulsão híbrida a conquistar o Dakar. Um protótipo que, segundo Nasser Al-Attiyah, vencedor em 2023, “não duraria mais que três dias” no rally. “El Matador” foi recebido em Yanbu pelo filho Carlos Sainz, piloto da Ferrari no Mundial de F-1. Teve a companhia no pódio de Guillaume De Mevius / Xavier Panseri (Toyota GR Hilux DKR T1U / Overdrive) e de Sebastien Loeb / Fabien Lurquin (Prodrive Hunter T1+ / BRX).

Lucas Moraes e Armand Monleon (Toyota GR Hilux DKR T1U / Gazoo Racing) concluíram o Dakar 2024 na nona posição, após a decepção da véspera. Um braço da suspensão dianteira se partiu na especial entre Al Ula e Yanbu e fez o piloto brasileiro e o navegador espanhol perderem mais de duas horas até que fosse feito o reparo. Com sua primeira vitória de etapa, no entanto, Lucas confirmou que é forte candidato a novos pódios nos próximos anos.

Com o Prodrive Hunter T1+ da X Rally, Cristian Baumgart / Beco Andreotti completaram o rally em uma positiva 13ª posição.

UTV

A virada nos quilômetros finais aconteceu na classe Challenger dos UTVs (T3). Líderes desde a desclassificação de Eryk Goczal / Oriol Mena (Taurus T3 Max / Energylandia), no dia de descanso, Mitch Guthrie/ Kellon Walch (Taurus T3 Max / Taurus Factory) enfrentaram problemas no turbo e na transmissão e perderam mais de uma hora até conseguir retomar a disputa. Caminho aberto para Cristina Gutierrez e o navegador Pablo Huete (Taurus T3 Max / BBR). A espanhola, que compete na Extreme E, se torna a segunda mulher campeã do Dakar, juntando-se a Jutta Kleinschmidt (carros/2002).

A última etapa foi vencida por Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Taurus T3 Max / BBR), sua segunda neste Dakar. O amazonense e o paulista concluíram o rally na sétima posição. Austin Jones / Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick XRS Turbo/ Can-Am Factory) terminaram em sétimo.

Gunter Hinkelmann / Fabrício Bianchini (Taurus T3 Max / BBR) chegaram a Yanbu na modalidade Dakar Experience, que reúne os veículos que abandonaram etapas e/ou acumulam tempo de prova acima do permitido pelo regulamento.

Na SSV (T4), os franceses Xavier de Soultrait / Martin Bonnet colocaram o Polaris RZR Pro R da Sebastien Loeb Racing no alto do pódio. Superaram por apenas 2min25 Jerome de Sadeleer / Michel Metge (Can-Am Maverick XRS Turbo / MMP). Cristiano Batista / Fausto Mota (Can-Am Maverick XRS Turbo / Transmáquinas – South Racing) concluíram sua participação com a sétima posição. Já Jorge Wagenfuhr / Humberto Ribeiro (Polaris RZR Pro R / XTreme Plus) terminaram em 14º. Rodrigo Varela / Enio Bozzano (Can-Am Maverick XRS Turbo / BBR) chegaram a Yanbu na Dakar Experience, após os problemas na etapa de 48h.

Motos e quads

Segunda vitória do norte-americano Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda) nas motos. Depois de dominar a edição 2020, ele precisou usar de toda sua experiência e habilidade para levar a melhor no duelo com Ross Branch (Hero 450 Rally / Hero Motosport). A Honda levou a melhor na disputa com as marcas do Grupo KTM (KTM, Gasgas e Husqvarna), colocando também no pódio, em terceiro, o francês Adrien Van Beveren. A marca japonesa venceu o prólogo e sete das 12 etapas.

Nos quadriciclos, mais um bicampeão: o argentino Manuel Andujar (Yamaha Raptor 700 / Dragon). Vencedor do Sertões 2021, ele levou a melhor com o francês Alexandre Giroud (Yamaha Raptor 700 / Dragon), que buscava o tri consecutivo.

Caminhões

Vitória confirmada pelos checos Martin Macik, David Svanda e Frantisek Tomasek (Iveco Powerstar / MM) na classe T5 (caminhões). O trio manteve a hegemonia da marca italiana após a saída dos russos da Kamaz em 2022, consequência da invasão russa à Ucrânia e das sanções aplicadas pela FIA.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais