Sem atual bicampeão, WRC começa com o Rally de Monte-Carlo

Semana de uma das mais tradicionais provas do automobilismo internacional. A partir desta quinta-feira (25), 70 duplas encaram o Rally de Monte-Carlo, primeira prova do Mundial de Rally 2024, o WRC. A região dos Alpes Marítimos, em torno do Principado de Mônaco, desafia pilotos e navegadores com sua combinação de especiais técnicas e sinuosas; baixas temperaturas e possibilidade de neve. Desta vez, a cidade de Gap será a base do rally.

Novidades não faltam, a começar pelo sistema de pontuação. Os 25 pontos antes oferecidos ao vencedor final agora serão divididos em duas partes. O mais rápido no fim da etapa do sábado levará 18. Os demais sete serão disputados no domingo, assim como os cinco extras do Power Stage.

Além disso, a categoria WRC2 ganha um quarto modelo, o Toyota GR Yaris, que se soma ao Skoda Fabia; ao Hyundai i20 N e ao Ford Fiesta. Quatro exemplares do modelo japonês estão inscritos no Rally de Monte-Carlo.

Na Rally 1, categoria principal, a FIA abriu espaço para que competidores privados alinhem com carros sem o sistema híbrido. Nenhum deles, no entanto, está presente nesta primeira etapa. Quem também não estará em Monte-Carlo é a atual dupla bicampeã do mundo (Kalle Rovanpera / Jonne Halttunen). O jovem piloto finlandês, que começou no esporte aos seis anos, preferiu fazer uma temporada parcial com o GR Yaris da Toyota Gazoo Racing.

Rovanpera dividirá o carro ao longo do ano com Sebastien Ogier. O octacampeão mundial está literalmente em casa (nasceu em Gap) e busca se tornar o primeiro a vencer 10 vezes o Rally de Monte-Carlo. Sem o finlandês, a luta pelo título fica aberta. Elfyn Evans / Scott Martin se transformam na aposta da Toyota. A Hyundai manteve Thierry Neuville e trouxe de volta Ott Tanak, mais rápido no shakedown desta quarta. Também contará nesta prova com Andreas Mikkelsen.

Sem Tanak, a M-Sport Ford segue com seus dois Puma Hybrid, nas mãos do francês Adrien Fourmaux e do luxemburguês Gregoire Munster.

Turini

Ao todo serão 17 estágios cronometrados até domingo, com 324,4 quilômetros contra o relógio. A tradicional passagem pelo Col de Turini foi reservada para a última especial (La Bollene Vesubie / Col de Turini), válida como power stage.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais