Categoria Self está de volta no Sertões 2024

Disputar o Sertões BRB com a missão de fazer a manutenção da própria moto; dormir em barracas e descansar bem menos que boa parte dos demais competidores ao longo dos milhares de quilômetros da prova. Assim é o cotidiano dos inscritos na categoria Self. Ela e seus guerreiros voltam a ser atração na edição 2024 do maior rally das Américas, de 23 a 31 de agosto, com largada e chegada em Brasília.

A ideia é criar um desafio a mais para seus participantes, obrigados a mostrar habilidade também na mecânica e a lidar com condições mais extremas. Há um mecânico supervisor que auxilia os pilotos com orientações, mas eles próprios são obrigados a colocar a mão na graxa e se encarregar de tarefas que vão da simples limpeza de um filtro de ar a uma troca de pistão, por exemplo. Fazem isso enquanto boa parte dos competidores deixa o equipamento nas mãos de especialistas e pode aproveitar o tempo livre para se recuperar fisica e mentalmente. Nas Vilas Sertões, o grupo está sempre reunido na mesma tenda, o que acaba por criar um clima de camaradagem e solidariedade – o regulamento, aliás, permite que os pilotos se ajudem.

Piloto e organizador

O detalhe interessante é que os competidores da Self também estão inscritos nas categorias do regulamento da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e, não raro, brigam pelos primeiros lugares, mesmo com toda a dificuldade extra. Caso de Marco Antônio Pereira, o Marquinho. Tri da Self (2020 a 2022), ele foi o oitavo na geral em 2021 e 2022. O mineiro encarna tão bem o espírito da categoria que, a partir deste ano, passa a organizá-la, por meio do Txai Rally Team, ao lado do preparador Agnaldo ‘Tapoia’, com mais de duas décadas de experiência no Sertões. A proposta é manter o formato que funcionou muito bem nos anos anteriores.

“A Self é uma categoria de gigantes, de heróis. Não é fácil fazer o Sertões de moto, o que dirá então dormindo em barracas e tendo de fazer a manutenção da motocicleta todos os dias. Posso falar com conhecimento de causa que é a categoria mais difícil do Sertões BRB. É uma experiência única, diferente de tudo, e que não poderia ficar de fora do rally”, destaca Marquinho.

No Sertões BRB 2024, as vagas foram limitadas a 10, e, por isso, é bom correr para garantir uma das restantes. As inscrições podem ser feitas no http://inscricoes.sertoes.com.br/.

“O retorno da Self ao Sertões BRB é uma grande notícia. A categoria retoma o espírito dos primeiros anos dos ralis cross-country, quando boa parte dos pilotos das motos levava seu equipamento na mochila e tinha de cuidar da mecânica por conta própria. E dá a seus participantes a chance de viver o maior rally das Américas de forma ainda mais intensa. Com certeza eles, assim como os demais competidores, vão gostar do que estamos preparando”, diz o diretor-técnico do Sertões, Edgar Fabre.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais